ESTUDOS REALIZADOS SOBRE O TEMA RESPONSABILIDADE SOCIAL: uma visão do comportamento da produção bibliográfica

Autores

  • Marli Terezinha Vieira UFT
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins
  • Valéria Rueda Elias Spers
  • Aracelis Gois Morales Rigoldi

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a5pt

Palavras-chave:

Responsabilidade social. Análise bibliomética. Estudos organizacionais

Resumo

O  assunto responsabilidade social vem sendo debatido há mais de oito décadas, inicialmente, a nível internacional e a partir dos anos 90 no Brasil, constituindo-se sob diversos enfoques e interesses de diferentes agentes. O presente artigo teve como objetivo mostrar o desenvolvimento desta produção bibliográfica no campo da gestão, mapeando especificamente trabalhos nacionais e internacionais resultantes de estudos publicados no período de 2007 a 2022, em periódicos nacionais e internacionais. Foram analisados os indicadores de  autoria, objetivos, metodologia, campo de aplicação  e  conclusões destes estudos. Os resultados da análise mostraram que o tema se apresenta de forma dinâmica e multidisciplinar e que há necessidade de aperfeiçoamento do conceito.  Verifica-se ainda, nos estudos que há variadas concepções do conceito que varia desde filantropia até sustentabilidade, sendo discutido em pesquisas mais recentes  indicadores para implantação e mensuração  de ações socialmente responsáveis  de forma que a teoria seja aliada a prática. Com estes procedimentos  se contribui  para com  a inovação sobre o tema, despertando dessa forma o interesse de pesquisadores bem como empresas e ou organizações na implantação de ações perenes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Terezinha Vieira, UFT

Doutorado em Administração,  , pesquisadora na , UFT, Programa de Pós Graduação PROFNIT, email marlivieiracont@uft.edu.br  Endereço: Quadra 109 Norte, Av. NS 15, ALCNO-14, Bloco BALA II, Plano diretor Norte / 77001-090 / Palmas/TO

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas,  pesquisador na  UFT, Programa de Pós Graduação PROFNIT, email     gilsonportouft@gmail.com  Endereço: Quadra 109 Norte, Av. NS 15, ALCNO-14, Bloco BALA II, Plano diretor Norte / 77001-090 / Palmas/TO     ORCID: /0000-0002-5335-6428

Valéria Rueda Elias Spers

graduação FATEP Piracicaba-SP  email  vrspers@gmail.com Endereço: Rua Barão de Piracicamirim, 1162 13416-005 Piracicaba SP  ORCID 0000-0003-1481-3339

Referências

ALLOUCH A. et al (2017). L'éthique des élites scolaires. Du mérite à la responsabilité chez les étudiants de sciences po Paris et de l'Université d'Oxford. Acessed in 01 november 2018

ANDREU-Pinillos, A., Fernández-Fernández, J.L., Fernández-Mateo, J. Corporate governance in sustainability indexes: A Spanish case study [Article@El gobierno corporativo en los índices de sostenibilidad: Un estudio de caso español] (2020) Revista de Comunicacion, 19 (2), pp. 7-28.Acessado em 20.10.2021

ASHLEY. P.. Ética e responsabilidade Social nos negócios. Ed. Saraiva, 2002.

BOWEN H R Responsabilidades sociais do homem de negócios.Editora civilização brasileira S.A (1957)

BERGEL, E.; et al. Relação entre marketing e RSAE nos congressos da Anpad: estudo bibliométrico de 1998-2012. Revista de Administração da UNIMEP. v.13, n.1, 2015. 189-209 p. Acessado em: 10 março. 2017

CABRERA RUBIO, Anna Luisa. La responsabilidad social empresarial de grandes multinacionales estadounidenses en México y su adaptación local desde la perspectiva institucional. Revista Col. San Luis [online]. 2016, vol.6, n.12, pp.116-158. ISSN 2007-8846.

CARROL, Archie B. Three-dimensional conceptual the terminology of partnerships. In: THE COPENHAGEN Centre, Partnership matters. Copenhagem, 2007 p. 31-35

CARROL, Archie B. Corporate social responsibility, evolution of a definitional constructo.Business& Society v. 38, n. 3 p. 268 -295, set.1999. Disponivel em httpbas.sagepub.com.cgi.abstract. Acessed in 10 september 2018

CARROL, A. B. The Pyramid of Corporate Social Responsibility: Toward the Moral. Management of Organizational Stakeholders. Business Horizons. v. 34, n. 4, 1991. 39-48 p. Disponivel em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/000768139190005G Acesso em: 15 maio. 2017

CASTELLANOS, J.M.B.(2019) La responsabilidad social en las administraciones públicas, con especial referencia a la comunitat Valenciana] (2019) Revista General de Derecho Administrativo, 2019 ) https://www.scopus.com/inward/acessed in 28.12.2020

COOPER, H. M. Research synthesis and meta-analysis: A step-by-step approach. 3a ed. Thousand Oaks, CA: Sage.: SAGE Publications, 2010

GARCIA M, VAQUIRO S.N Aproximación a los factores que influyen en la divulgación de información sobre RSC en empresas de América Latina. Cuad. Contab., Bogotá , v. 14, n. 34, p. 91-131, June 2013 . access on 03 May 2019

DABIJAA D C., RALUCA B.B (2014) Empirical Study on the Impact of Service, mmunication and Corporate Social Responsability on the Image of Romanian Retail Teodor Mihali 58-60, 400591 ClujNapoca, RomaniaAcess on 03 May 2019

EIRÓ-Gomes, M. , Raposo (2020). O papel dos profissionais de relações públicas em empresas social responsabilidade: alguns apontamentos da realidade portuguesa .Revista comunicação e sociedade.Volume 2020, 30 de julho de 2020, páginas 89-107.Acessado em 28.12.2020

ETHOS. I. Disponível em: https://www3.ethos.org.br (2002) Acesso em: 15 de setembro. 2017.

FERNANDEZ, L. V.; et al. Prácticas de responsabilidad social, reputación corporativa y desempeño financiero. Revista Administração de Empresas, São Paulo , v. 55, n. 3, 2015. 329-344 p. . Acessado em: 10 de janeiro. 2018.

FIGUEIREDO FILHO, D. B. et al. O que é, para que serve e como se faz uma meta-análise? Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 2, p. 205–228, 2014.

GAMEZ M R V GONZALEZ , 2013 Responsabilidade social pública como elemento-chave da política de emprego. Acessado em 10 0utubro de 2016

GANDOLFI, V. (2015) Corporate social responsability evaluation. Acessed in 28 october 2018

GARCIA et al (2016) Toward construct validation of "social Responsability of University Student" (SRUS); Acessed in 03 november 2018

GARCÍA NIETO, M. T.; Gil Rodríguez, J. M. (2018). La Responsabilidad Social Corporativa en los estudios universitarios de comunicación. Doxa Comunicación, 27, pp. 387-418.

HASSANI N. (2016) Organizational change management: The paradox of a brief and lasting systemic intervention. Acessed in 10 november 2020

HERNANDEZ P.; SANCHEZ I.P. Análisis del efecto de la responsabilidad social empresarial en los resultados empresariales de las micro, pequeñas y medianas empresas. Revista de Globalización, Competitividad y Governabilidad. v. 10, n. 1, 2016. Acessado em: 15 fevereiro. 2018.

ISO. (2010). ISO 26000 and the Definition of Social Responsibility. Retrieved December 30, 2012, from http://www.triplepundit.com/2011/03/iso-26000-definition-social-responsibility/Acessed August 20, 2018

JIMÉNEZ, C. G.; et al. Propuesta de indicadores de la Responsabilidad Social Universitaria conforme a la guía G4 del GRI: El caso de la Universidad de Córdoba. CIRIEC-España, Revista de Economia Pública, Social y Cooperativa. N. 87. 2016.Acessado em: 19 de fevereiro. 2018

LARRÁN J.; PEÑA, A. Analysis of social responsability of universities from different theoretical stances. Revista Iberoamerica de Educación Superior. v.6, n.15, 2015.Acessado em 18 de março. 2017.

LEVY, Y.; ELLIS, T. A systems approach to conduct an effective literature review IN support of information systems research. Informing Science Journal, vol. 9, 181–212 p. Florida: EliCohen, 2006. Acessado em: 10 maio. 2017.

LOURENCO, M. S. M.; SOUSA-FILHO, J. M. Determinants of Corporate Social Responsibility Practices: Institutional Pressure or Strategic Opportunity?. Revista de Administração da UFSM, v. 13, n. 3, p. 535-553, 2020.

MARTINEZ FERNANDEZ, Valentín Alejandro; JUANATEY BOGA, Óscar; FARIA, Maria José da Silva. Impacto da responsabilidade social sob a óptica empresarial do norte litoral de Portugal. Contad. Adm, México , v. 59, n. 3, p. 89-135, sept. 2014 . Disponible en <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0186-10422014000300005&lng=es&nrm=iso>. accedido en 03 mayo 2019.

MELO, M. F. S.; et al. Responsabilidade social corporativa e competitividade: uma análise bibliométrica da evolução do tema. Revista Metropolitana de Sustentabilidade. v. 7, n. 2, 2017. 115-133 Acessado em : 20 fevereiro. 2018.

MÉNDEZ-BELTRÁN, Jairo Andrés & Peralta-Borray, Diego Alejandro (2014). Reflexiones respecto a la responsabilidad social empresarial y la creación de valor económico desde la perspectiva de los proveedores. Cuadernos de Contabilidad, 15 (38), 625-645. doi: 10.11144/Javeriana.cc15-38

MEYSSONNIER, F., RASOLOFO ., F. Balanced Scorecard and management of the corporate social responsability : Lessons learned (2011) Revue Francaise de Gestion, 211 (2), pp. 81-92.Acesso 02 de maio de 2019.

MOON. J VOGEL David The Oxford Handbook of Corporate Social Responsibility https://books.google.com. (2007). .Acessed 10 october 2020

MORSELLI A. VENTURA M. Measuring Corporate Social Responsability disclosure and the financial crisis in Italy. Comparison of the two years prior to the crisis (2006) and the two years since the onset of the crisis (2010). Acessed in 05 november 2018

MORETTI, S. L. A.; CAMPANÁRIO, M. A. A produção intelectual brasileira em Responsabilidade Social Empresarial – RSE sob a ótica da Bibliometria. Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. n.spe, 2009. 68-86 p. > Acessado em: 10 de dezembro. 2017

PESCADOR, S. V. B.; et al. Responsabilidade social corporativa: um estudo bibliométrico sobre as publicações no Enanpad de 2001 a 2011. Revista Ciências Sociais em Perspectiva. v. 12, n. 23, 2013. Acessado em: 10 de novembro. 2017.

PIRNEA, I.C. GHENŢA, M.B, (2016). Social implications of social responsability with the purpose of increasing the enterprise competitiveness. Acessed in 02 november 2018

PORTER M. KRAMER M. Estratégia e sociedade: O elo entre a vantagem competitiva e a responsabilidade empresarial.Harvard Business Review.Elsevier volume 84 número 12 página 57 a 68, 2006 Acessado em 12 de outubro de 2018

QUEZADA, R. G. Percepción de los dirigentes estudiantiles universitarios sobre la responsabilidad social universitaria. OBETS. Revista de Ciencias Sociales, [S.l.], v. 11, n. 2, 2016, 461-485 p. ISSN 1989-1385. Acessado em: 20 fevereiro. 2018

SYMPHONYA Emerging Issues in Management, 2, 2022 symplonya unicusamo.to. www.scopus.com. Acessed in 02 february 2023

SOUZA. M. T. S.; et al. Estudo bibliométrico de teses e dissertações de programas stricto sensu em administração sobre responsabilidade social empresarial. Administração: ensino e pesquisa. v. 14, n. 1, 2013. 63–98 Acessado em: 10 dezembro. 2017.

TENÓRIO, F. G. (org). Responsabilidade social empresarial: teoria e prática. 10ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2015.

WITKOWSKA, J. Corporate Social Responsibility: Selected Theoretical and Empirical Aspects, Department of World Economy and European Integration, Poland. Vol.19 number , 2016. Scopus Acessed in 20 de december 2018.

ZAHARIA N.R.M STANCU, A. et al Commercial activity's contribution to sustainable development by social responsability actions: a vision of smes (2010) AMFITEATRU ECONOMIC Volume: 12 Edição: 27 Páginas: 155-167.Acessed in 10 february, 2020

Publicado

2023-12-31

Como Citar

VIEIRA, Marli Terezinha; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças; ELIAS SPERS, Valéria Rueda; MORALES RIGOLDI, Aracelis Gois. ESTUDOS REALIZADOS SOBRE O TEMA RESPONSABILIDADE SOCIAL: uma visão do comportamento da produção bibliográfica. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a5pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a5pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18160. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>