CULTURA LOCAL EM CENA: produções independentes na cobertura jornalística do site Cultura Plur
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a5ptPalavras-chave:
Folkcomunicação, cultura, jornalismo cultural, extensão universitáriaResumo
O artigo discute a representatividade de grupos culturais de Ponta Grossa/PR no site Cultura Plural – resultado de um projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa em atividade desde 2011 - a fim de identificar marcas da cultura local e características presentes na produção jornalística. Com base nos estudos de jornalismo cultural e na noção de cultura sustentada pelo referencial teórico da folkcomunicação, o trabalho tem a proposta de problematizar o espaço dedicado às manifestações culturais de caráter independente e comunitário que foram pautadas pelo site entre os anos de 2018 e 2019. A partir dessa reflexão, busca-se analisar os grupos culturais mais representados em reportagens publicadas pelo projeto, a partir de aspectos como abordagens das pautas e temas da cultura.
Downloads
Referências
AMPHILO, M. I. Fundamentos teóricos da folkcomunicação. Revista Comunicação & Sociedade, v. 35, n. 1, 2013. pp. 89-110. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/3104.
ANDRADE, E. et. al. Aspectos da produção extensionista na área cultural: Indicadores do projeto Cultura Plural (Jornalismo UEPG). Anais… Porto Alegre/RS, XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2019.
BELTRÃO, L.. Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de idéias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
BOMFIM, I.; WOITOWICZ, K. J.; CASTRO, J.; VILLANUEVA, M. O Carnaval em Ponta Grossa e a cobertura jornalística do Cultura Plural: os desafios do jornalismo cultural nos Campos Gerais. Cadernos de Comunicação, v. 24, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/38901
CUNHA, L.; TEIXEIRA, N. O jornalismo cultural e a lógica do iceberg. Revista Mediação, vol. 7, n. 6, 2008. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/mediacao/article/view/261/258.
FARIAS JÚNIOR, J. F. Politica de representação e identidade social na cultura popular: uma análise pragmática por meio das práticas discursivas dos agentes sociais e da mídia. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, 2008.
GADINI, S. L. Interesses Cruzados: a produção da cultura no jornalismo brasileiro. São Paulo: Paulus, 2009.
MELO, J. M. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008.
PIZA, D. Jornalismo Cultural. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2009.
TRIGUEIRO, O. M. Festas populares. In: Gadini, S. L.; Woitowicz, K. J. Noções básicas de folkcomunicação. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2007.
TRIGUEIRO, O. M. O ativista midiático da rede folkcomunicacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, vol. 4, n. 7, 2006. Disponível em: https://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/536.
WOITOWICZ, K. J.; GADINI, S. L. Jornalismo, produção cultural e lógicas de mercado: contribuições da folkcomunicação para a análise do jornalismo cultural. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, vol. 14, n. 27, 2017. pp. 272-281.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.