A lógica de ação social da Ferrari: Esporte, Consumo e Paixão na Scuderia do Cavallino Rampante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p221

Palavras-chave:

Automobilismo, Marketing Esportivo, Mundo da Vida, Sistema, Scuderia Ferrari

Resumo

Paixão mundial seja nas pistas de corrida, seja nos carros de luxo ou mesmo em pequenos acessórios de consumo, a Scuderia Ferrari é uma das empresas mais tradicionais do esporte automotor e da indústria de carros com o seu vermelho vibrante de corrida (rosso corsa) e sua logomarca inconfundível de um cavalo rampante negro em um escudo de amarelo vibrante (cavallino rampante). O presente artigo deseja identificar a lógica de ação social que permite a empresa italiana, sediada em Maranello, tanto lucrar dentro do mecanismo econômico do capitalismo, bem como criar um fandom expressivo, cuja paixão não distingue classe social. Utilizando a lógica de racionalidade social posta por Jürgen Habermas, dividida em Mundo da Vida (ação comunicativa) e Sistema (ação instrumental), vamos esquematizar a ação ferrarista em quatro posições típica-ideais, mostrando a importância da gestão e do marketing esportivo e de bens de luxo para as empresas vinculadas ao automobilismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Duarte Oliveira Venancio, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo e Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Referências

ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento (trad. Guido Antonio de Almeida). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

AUSTIN, J. L. How to do Things with Words. Cambridge: HUP, 1975.

BUCCI, Eugênio & VENANCIO, Rafael. D. O. "O

Valor de Gozo: um conceito para a crítica da indústria do imaginário". Matrizes. Ano 8. Nº 1. São Paulo: PPGCOM-ECA-USP, 2014.

HABERMAS, Jürgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública (trad. Flávio R. Kothe). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

HABERMAS, Jürgen. The Theory of Communicative Action (dois vol.). Boston: Beacon, 1989.

HABERMAS, Jürgen. "Progresso técnico e mundo social da vida". In: HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como "ideologia" (trad. Artur Morão). Lisboa: Ed. 70, 2001a.

HABERMAS, Jürgen. "Técnica e ciência como ‘ideologia'". In: HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como "ideologia" (trad. Artur Morão). Lisboa: Ed. 70, 2001b.

HABERMAS, Jürgen. A Ética da Discussão e a Questão da Verdade (trad. Marcelo B. Cipolla). São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HORKHEIMER, Max. "Teoria Tradicional e Teoria Crítica". In: HORKHEIMER, Max et alli. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

KINGSTON, Lewis. "Ferrari is ‘world's most powerful brand'". Autocar.co.uk., 2013. Disponível em: http://www.autocar.co.uk/car-news/industry/ferrari-world-s-most-powerful-brand.

LOVEJOY, Arthur O. A Grande Cadeia do Ser. São Paulo: Palíndromo, 2005.

MAINGUENEAU, Dominique. Termos-chave da Análise do Discurso. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

MANTON, David. Enzo Ferrari's Secret War. Bridgehampton: BPL, 2011.

MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX - O Espírito do Tempo. R. J.: Forense, 1967.

MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX - O Espírito do Tempo: volume II (Necrose). Rio de Janeiro: Forense, 1977.

NOBRE, Marcos. Lukács e os limites da reificação. São Paulo: Ed. 34, 2001.

NOBRE, Marcos. A Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

SANTOS, Francisco (ed.) Grand Prix. Lisboa: Público, 2003.

SKINNER, Quentin. "Meaning and Understanding in the History of Ideas". History and Theory. Vol. 8, nº 1. Middleton: Wesleyan University, 1969.

SKINNER, Quentin. "Conventions and the Undestanding of Speech Acts". The Philosophical Quaterly. Vol. 20, nº79. Saint Andrews: St. Andrews, 1970.

SKINNER, Quentin. "On Performing and Explaing Linguistic Actions". The Philosophical Quaterly. Vol. 21, nº82. Saint Andrews: St. Andrews, 1971.

SKINNER, Quentin. "Motives, Intentions and the Interpretation of Texts". New Literary History. Vol. 3, nº 2. Baltimore: Johns Hopkins, 1972.

SKINNER, Quentin."Hermeneutics and the Role of History". New Literary History. Vol. 7, nº 1. Baltimore: Johns Hopkins, 1975.

SKINNER, Quentin. Razão e Retórica na Filosofia de Hobbes. São Paulo: Unesp, 1999.

SKINNER, Quentin. Visions of Politics: Regarding Method. Cambridge: CUP, 2002.

VENANCIO, Rafael D. O. "Radiojornalismo ativista: um modelo de ação para o jornalismo alternativo". Revista Alterjor. Vol. 2, nº 6. São Paulo: ALTERJOR-ECA-USP, 2012.

WRIGHT MILLS, C. A Elite do Poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

Publicado

2015-12-26

Como Citar

VENANCIO, Rafael Duarte Oliveira. A lógica de ação social da Ferrari: Esporte, Consumo e Paixão na Scuderia do Cavallino Rampante. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 3, p. 221–241, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p221. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1678. Acesso em: 22 jul. 2024.