DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO AMBIENTE ESCOLAR: proposta de minimização e conscientização

Autores

  • Ana Beatriz Aiko Onda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Breno Coltri Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Lana Gabrielle De Lima Leao Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0009-0001-0617-6790
  • Viviani Caroline Freire Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Luana Possari Maziero Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0002-9040-3182

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a42pt

Palavras-chave:

Descarte de alimentos. Alimentação escolar. Valoração do alimento.

Resumo

A quantidade de alimentos desperdiçados foi de 931 milhões de toneladas em 2019, sendo que 26% desse valor é descartado pelo setor de serviços, onde a escola está inserida. Considerando que o desperdício de alimentos é um problema de ordem social, econômico e ambiental, é fundamental o desenvolvimento de pesquisas que proponham soluções efetivas para sua resolução. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a situação do desperdício em uma escola e propor ações de minimização e conscientização do desperdício de alimentos. Por meio da pesagem de alimentos, constatou o descarte de 165 kg de alimentos na semana de 06 de junho de 2022 a 10 de junho de 2022, apesar de 81,5% dos alunos respondentes da pesquisa alegarem não desperdiçar comida. Diante desse cenário, propõe-se o desenvolvimento de projetos que tragam maior consciência do valor do alimento, como o cultivo de uma horta, até a inclusão desse assunto em sala de aula, incentivando o protagonismo do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Aiko Onda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduanda em Engenharia de Biossistemas, Unesp – Tupã, Faculdade de Ciências e Engenharia de Tupã (FCE). hondaaiko124@gmail.com.

Breno Coltri, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduando em Ciências de Dados – FATEC de Adamantina. brenocoltri312@gmail.com.

Lana Gabrielle De Lima Leao, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduanda em Engenharia de Produção, UNESP/Bauru, Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB). lanalimaleao@gmail.com.

Viviani Caroline Freire, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduanda em Design Bacharel, Unoeste, Presidente Prudente-SP. viviani.e.freire@gmail.com.

Luana Possari Maziero, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Agronomia (Irrigação e Drenagem), Unesp – Botucatu, Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). luana.maziero@unesp.br.

Referências

FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations. (2013). Food wastage footprint: Impacts on natural resources.

FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations. (2015). Food wastage footprint & climate change.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4th ed.). Atlas.

Maurelli, G. & Ribeiro, R. (2023, May). DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: DA PANELA À LIXEIRA. IV Encontro Nacional de Pesquisa Em Soberania e Segurança Alimentar.

PNUA - Programa das Nações Unidas para o Ambiente. (2021). Food Waste Index Report 2021.

Santomauro, B. (2014). Sem desperdício de alimentos.

Santos, K. L. dos, Panizzon, J., Cenci, M. M., Grabowski, G. & Jahno, V. D. (2020). Perdas e desperdícios de alimentos: reflexões sobre o atual cenário brasileiro. Brazilian Journal of Food Technology, 23. https://doi.org/10.1590/1981-6723.13419

Tambosi, L. R. & Dias, M. A. H. (2020). Desperdício de alimentos: agendas globais e articulação com movimentos locais. REUNIR: Revista de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade, 10(2). https://doi.org/10.18696/reunir.v10i2.767

Publicado

2023-12-31

Como Citar

AIKO ONDA, Ana Beatriz; COLTRI, Breno; GABRIELLE DE LIMA LEAO, Lana; CAROLINE FREIRE, Viviani; POSSARI MAZIERO, Luana. DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO AMBIENTE ESCOLAR: proposta de minimização e conscientização. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a42pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a42pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17472. Acesso em: 19 nov. 2024.