DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO AMBIENTE ESCOLAR: proposta de minimização e conscientização
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a42ptPalavras-chave:
Descarte de alimentos. Alimentação escolar. Valoração do alimento.Resumo
A quantidade de alimentos desperdiçados foi de 931 milhões de toneladas em 2019, sendo que 26% desse valor é descartado pelo setor de serviços, onde a escola está inserida. Considerando que o desperdício de alimentos é um problema de ordem social, econômico e ambiental, é fundamental o desenvolvimento de pesquisas que proponham soluções efetivas para sua resolução. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a situação do desperdício em uma escola e propor ações de minimização e conscientização do desperdício de alimentos. Por meio da pesagem de alimentos, constatou o descarte de 165 kg de alimentos na semana de 06 de junho de 2022 a 10 de junho de 2022, apesar de 81,5% dos alunos respondentes da pesquisa alegarem não desperdiçar comida. Diante desse cenário, propõe-se o desenvolvimento de projetos que tragam maior consciência do valor do alimento, como o cultivo de uma horta, até a inclusão desse assunto em sala de aula, incentivando o protagonismo do aluno.
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Referências
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