POPULAÇÃO E MIGRAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO BÁSICO: OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Autores/as

  • Karla Rosário Brumes Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Cristiane Aparecida Lourenço Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3165

Palabras clave:

Geografia; população; migrações; livros didáticos

Resumen

O presente trabalho teve por objetivo demonstrar os valores dos conteúdos populacionais e migratórios, refletir como estes conteúdos estão sendo abordados, bem como sua importância nos livros didáticos da educação básica. Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico sobre temas pertinentes e visitas em escolas do Munícipio de Irati/PR, para a separação de diferentes livros didáticos usados em Geografia. Os livros didáticos são fundamentais para a educação, pois auxiliam o professor durante as aulas, dando suporte para elaboração de planos de aula e contribuindo para o ensino e a aprendizagem, visto que não se pode discutir espaço geográfico, sem relaciona-lo com a população. Na grande maioria dos livros, os conteúdos populacionais são camuflados por dados estatísticos, escondendo os problemas e conflitos, gerados e atrelados à população, porém a um bom tempo sabe-se que a Geografia da População deixou de ser puramente quantitativa, e passou a adotar contextos e analises qualitativas, que impregnadas ao livro didático podem aguçar o interesse dos alunos, já que os mesmos muitas vezes não são afeiçoados à matemática. Ao todo foram analisadas três coleções de livros, sendo evidenciadas as diferenças entre os mesmos, as especificidades e as abordagens dos conteúdos populacionais.

Citas

SCORRE, M. 2015. POPULAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA UM DIÁLOGO NECESSÁRIO EM SALA DE AULA. V Seminário Nacional Interdisciplinar em experiências educativas. p. 1025-1035.Disponível em:<http://cacphp.unioeste.br/eventos/senieeseminario/anais/Eixo4/POPULACAO_E_ENSINO_DE_GEOGRAFIA_UM_DIALOGO_NECESSARIO_EM_SALA_DE_AULA.pdf > Acesso: 6. Agosto. 2016.
MORMUL, N. M, 2013. AS ABORDAGENS SOBRE POPULAÇÃO NA GEOGRAFIA BRASILEIRA (1934 – 2010): PERMANÊNCIAS, TRANSFORMAÇÕES E RUPTURAS. Tese de Doutorado em Geografia. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Maringá. p. 1-340.Disponível em:<http://www.dge.uem.br/pge/documentos-para-publicacao/teses/teses-2013-pdfs/Najla%20MehhannaMormul.pdf > Acesso: 5. Agosto. 2016.
MORMUL, N. M, GIROTTO, E. D. maio/agosto 2015. GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS ENQUANTO CONTEÚDO ESCOLAR NO 7º ANO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FRANCISCO BELTRÃO – PARANÁ. Geografia, Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 51-64.
MORAES, A. J. B, ASSIS, L. F. Jan. / Jun. 2015. 2014. A GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO EM SALA DE AULA: OFICINAS COM RECURSOS DIDÁTICOS DIVERSIFICADOS. Universidade Federal do Ceará. Geosaberes, Fortaleza. v. 6, n. 11, p. 37-46
OLIVEIRA, J. P. T. A EFICIÊNCIA E/OU INEFICIÊNCIA DO LIVRO DIDATICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT4/GT4_Comunicacao/JoaoPauloTeixeiradeOliveira_GT4_integral.pdf> Acesso: 5. Agosto. 2016.
PINA, P. P. G. 2009. A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, João Pessoa, PB. Disponível em: < http://www.geociencias.ufpb.br/posgrad/dissertacoes/paula_priscila.pdf > Acesso: 5. Agosto. 2016.

Publicado

2017-01-27

Cómo citar

Brumes, K. R., & Lourenço, C. A. (2017). POPULAÇÃO E MIGRAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO BÁSICO: OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E PRÁTICOS. Espacio Y Tempo De Los Medios, 1(1), 208–220. https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3165

Número

Sección

Artigos