O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto deverá ter extensão mínima de 12 páginas e máxima de 20 páginas, fonte Times New Roman 12 com espaçamento de 1,5, incluídas as referências bibliográficas e notas. O título (no idioma original e em Inglês) devem conter no máximo 240 caracteres incluindo espaços.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Diretrizes para Autores

Instruções gerais para publicação na Revista Espaço e Tempo Midiáticos (UFT)

A Revista Espaço e Tempo Midiáticos publicada pelo Grupo de Pesquisa Mídias e Territorialidades ameaçadas, Interdisciplinar da UFT, destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais de abordagem preferencialmente interdisciplinar, resultantes de pesquisas e estudos refletidos teoricamente. Compreendem-se por trabalhos os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, as traduções de artigos ou entrevistas internacionais, ensaios, resenhas, entrevistas com autores ou pesquisadores de significativa relevância. 

Serão aceitos artigos em português, inglês e espanhol com a finalidade de divulgar as investigações originadas em outros países e também colaborar para a internacionalização da produção acadêmica brasileira.

Trabalhos apresentados em eventos científicos, cujo resumo e/ou versão integral tenham sido publicados em anais, podem ser submetidos à Revista Espaço e Tempo Midiáticos, cabendo ao Conselho Editorial a decisão de publicá-los, desde que os/as autores/as informem em nota de rodapé específica o nome do evento, data e local em que foram apresentados. Recomenda-se que a versão a ser publicada no periódico agregue os avanços obtidos com a discussão do trabalho no evento científico em que o mesmo foi apresentado.

 

Os trabalhos devem seguir as seguintes normas:

1. Artigo: deve ser original, acadêmico ou técnico científico que divulguem resultados de pesquisa científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual (mínimo de 12 e o máximo de 20 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências).

2. Revisão: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto; deve-se citar o objetivo da revisão, especificar em métodos os critérios de busca da literatura e o universo pesquisado, discutir os resultados obtidos e sugerir estudos no sentido de preencher lacunas do conhecimento atual (mínimo de 12 e o máximo de 20 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências).

3. Ensaios: reflexão circunstanciada, com redação adequada ao escopo de uma publicação científica com maior liberdade por parte do autor para defender determinada posição, que vise aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante (mínimo de 12 e máximo de 20 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências).

A publicação de um artigo implica a cessão integral dos direitos autorais à Revista Espaço e Tempo Midiáticos, para divulgação impressa e por meio eletrônico - internet. A Revista não publica artigos de um mesmo autor e/ou coautor de forma consecutiva, devendo ter o mínimo de duas edições como espaço entre essas publicações.

A Revista Espaço e Tempo Midiáticos publica artigos originais, referentes à área interdisciplinar, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor e exclusivos para a revista.

Os artigos podem ser produzidos por doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, além de graduados (desde que o primeiro autor seja doutor ou mestre); as resenhas podem ser produzidas por alunos de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico ou profissional e doutorado).

Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas.

Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo, dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

A Revista, através do editor, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.

Recomendações:

Extensão: O texto deverá ter extensão mínima de 12 páginas e máxima de 20 páginas, Fonte Times New Roman 12 com espaçamento de 1,5, incluídas as referências bibliográficas e notas. O título (no idioma original e em Inglês) devem conter no máximo 240 caracteres incluindo espaços.

Imagens: se o artigo contiver imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, esses deverão ser encaminhados em formato original (.jpeg, .png, .tiff) e em arquivos separados (não inseridos no interior do próprio texto), com resolução mínima de 300 dpi.

No arquivo referente ao texto, deverá ser indicado através da inserção das legendas (no idioma do artigo e também em Inglês), o local aproximado onde devem ser inseridas as figuras, gráficos, tabelas e/ou quadros.

Citações: as citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas:

Um autor: (Leipnitz, 1987).

Dois autores: (Turner e Verhoogen, 1960).

Três ou mais autores: (Amaral et al., 1966).

Trabalhos com o(s) mesmo autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Ex: (Amaral, 2008a) (Amaral, 2008b).

Apresentação das citações:

Citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas.

Citações com mais de três linhas deveram ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto.

Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser usadas de forma parcimoniosa. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas e não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item "Referências".

Não utilize as expressões op. Cit, id, idem.

Não utilize a expressão apud, dê preferência pelo emprego da expressão in.

A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

Artigos em periódico:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do periódico, volume(número/fascículo): pág inicial-pág final.

Ex. DUNN, W.E. LANTOLF, J.P. 1998.Vygosty's zone of proximal development and Krashen's i+1: incommensurable constructs.

incommensurable theories. Language Learning, 48(3):411-442.

Artigos relativos a eventos:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do trabalho. In: Nome do Congresso (Encontro, Simpósio, etc.), nº, cidade, ano. Anais. Cidade, Sigla. Volume:pág inicial-pág final.

Ex. BIONDI, J.C. 1982. Kimberlitos. In. CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 32, Salvador, 1982. Anais.Salvador, SBG, 2:452-464.

Artigos em coletânea:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (org.), Título da coletânea. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final.

Ex: GRANDO, A. 2003. Os reality shows. In: V. HOEWELL (org.), Coletânea GT Produção de sentido nas mídias.Pernambuco, UNICAD, p. 75-81.

Livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do livro. ed., Cidade, Editora, total de páginas p. Ex: TURNER, F.J. WERHOOGEN, J. 1960. Igneous and Metamorphic Petrology. 20ª ed., New York, McGraw-Hill, 694 p.

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do capítulo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (ed.), Título do livro. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final.

Ex: DONATO, R. 1994. Collective scaffolding in second language learning. In: J. LANTOLF; G. APPEL (eds.), Vygotskian Approaches to Second Language Research. Norwood, Ablex Publishing Company, p. 33-56.

Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título da tese. Cidade, Sigla do Estado. Tipo de tese (mestrado, doutorado). Universidade, número total de páginas p. Ex: TAGLIANI, C.R.A. 1997. Proposta para o manejo integrado da exploração de areia no município costeiro de Rio Grande - RS. Um enfoque sistêmico. São Leopoldo, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, 158 p.

Citações de Sites e textos eletrônicos:

Caso seja possível identificar os autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa. Ex: LENKER, A. RHODES, N. 2007.Foreign Language Immersion Programs: Features and Trends Over 35 Years. Disponível em: http://www.cal.org/resources/digest/flimmersion.html. Acesso em: 28/04/2007.

* Neste caso, no corpo do texto, a referência é identificada por (Lenker e Rhodes, 2007).

Se não for possível identificar os autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo:

FONTE/SITE. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Ex: GLOBO ONLINE, O. 2006. Brasil será o país com mais sedes do Instituto Cervantes. Disponível em: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2006/10/25/286393283.asp. Acesso em: 05/04/2008.

* No corpo do texto a citação será (O Globo Online, 2006).

Jornais e revistas, órgãos e instituições:

Todos os textos de jornais e revistas devem constar nas referências ibliográficas. Caso haja autor explícito, a referência é feita pelo seu sobrenome:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia mês (abreviado).

Ex: MICELLI, S. 1987. Um intelectual do sentido. Folha de S. Paulo. Caderno Mais! São Paulo, 7 fev.

* No corpo do texto, indica-se (Micelli, 1987).

Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a referência assim:

Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Titulo do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página.

Ex: CORREIO DO POVO. 1945. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. Porto Alegre, 5 out., p. 14.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.