GEOGRAFIA E AS REPRESENTAÇÕES DOS LUGARES SAGRADOS: UMA ANÁLISE DE PALMEIRA-PR

  • Karla Rosário Brumes Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Denis Ferreira Universidade Estadual do Centro Oeste

Resumo

A presente pesquisa trata-se de um projeto submetido ao programa de Iniciação Cientifica da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) no ano de 2015. Teve como objetivo principal buscar as proposições teóricas que almejam dar relevo à interpretação dos fenômenos sócio-espaciais, ou seja, compreender as representações do sagrado contextualizando na seara da imaginação geográfica na cidade Palmeira no Paraná. Para uma melhor analise e compreensão, buscamos entender as práticas e usos do “Santuário Bom Jejus do Monte”, mais conhecido como “Capelinhas de Vieiras”. Este espaço está situado na comunidade de Vieiras na zona rural do município, neste local estão edificadas 14 capelas em forma de cruzeiro, que representam a devoção de um imigrante português pelas divindades que lhe atenderam quando solicitado. Após a análise bibliográfica, foram feitas entrevistas informais com pessoas da comunidade de Vieiras, bem como questionários na forma impressa onde foram perguntadas questões de uso e utilidade do local. Através dos resultados obtidos chegamos a algumas considerações e propostas, feitas ao final deste artigo.

Referências

CAVALHEIRO, Mirian. Olhar de uma viajante. 2015. Acessado em: 01 de julho de 2015, Disponível em: http://miriancavalheiro.blogspot.com.br/2015/05/caminhadas-pelo-parana-capelinhas-de.html
COSTA, Otávio José Lemos. jul/dez de 2012. A imaginação geográfica e as representações dos lugares sagrados. Espaço e Cultura n. 32, UERJ, p. 48-60.
MAYER, Teresa Wansovics. Memórias de Palmeira. Palmeira, 1992.
MOURÃO, Rodrigo Brasil da Fonseca. O espaço sagrado em Mircea Eliade. Dissertação de Mestrado, FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia Belo Horizonte, 2013.
PEREIRA, Junior Pereira; FILHO, Sylvio Fausto Gil. abril/2012. Geografia da religião e espaço sagrado: diferenças entre as noções de lócus material e conformação simbólica. Ateliê geográfico v.6, n. 1, Goiânia- Go, p. 35-50.
SOUSA, Rainer Gonçalves. Formação do Povo Brasileiro. Brasil Escola. 2015?. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/historiag/brasileiro.htm . Acesso em 08 de agosto de 2016.
Publicado
2017-01-27
Seção
Artigos