O Ensino Remoto de Geografia em duas Escolas públicas de Ladário-MS em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.20873/stmmta2020-10602Palavras-chave:
EAD; TICs; Educação Básica; Prática de Ensino; Geografia Escolar.Resumo
A pandemia da COVID-19 colocou os países e as sociedades sob regime de isolamento e de distanciamento social nunca observado na história recente da humanidade. Partindo desse contexto, objetivou-se analisar as atividades pedagógicas propostas pelos professores de Geografia aos alunos da rede pública estadual de educação em Ladário-MS (cidade brasileira situada na fronteira do Brasil-Bolívia) durante a quarentena. A metodologia de caráter qualitativa utilizada foi a aplicação de um questionário semiestruturado que foi direcionado a 33 alunos do ensino fundamental e a dois professores e, posteriormente, realizou-se a análise do conteúdo das respostas. É importante ressaltar que esta pesquisa está em desenvolvimento, e que os resultados apresentados não são conclusivos. Os professores explanaram a dificuldade em divulgar as atividades para os alunos e de encontrarem novos recursos metodológicos para interação e auxílio no processo de ensino-aprendizagem. Para os alunos, as metodologias de ensino a distância são boas, mas não são suficientes para o aprendizado. A proposta de vídeos e filmes como ferramenta didática é muito válida; no entanto, têm tido muito mais dificuldades em concretizar os exercícios, com menos auxílio e menos suporte dos professores, já que a comunicação com o professor é escassa ou fragmentada.
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