As escolas do campo no estado do Paraná: diversidade e desafios

Autores

  • Ângela Massumi Katuta Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral

Palavras-chave:

escolas do campo, desafios, diversidade.

Resumo

No presente artigo, em um primeiro momento, fizemos uma breve caracterização do campo paranaense demonstrando sua diversidade étnico cultural, elemento fundamental a ser considerado nas escolas do campo e também pelos gestores em vários níveis administrativos (federal, estadual e municipal). Posteriormente, relatamos algumas experiências realizadas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) - Departamento da Diversidade (DEDI)/Coordenação da Educação do Campo e extinto Núcleo de Estudos das Relações Étnico-raciais (NEREA) que se constituem na materialização de como o estado, em regime colaborativo e em diálogo com Universidades e Movimentos sociais, até o ano de 2010, enfrentou/trabalhou com a diversidade do campo paranaense. Foram relatadas três experiências que demonstram que as geografias das comunidades e de suas escolas são elementos fundamentais a serem considerados na constituição de políticas públicas voltadas ao fortalecimento das mesmas. A primeira experiência a ser relatada são os processos de formação continuada de educadores de comunidades tradicionais e do campo. Na seqüência, abordamos os processos e os percalços da elaboração da proposta pedagógica para as escolas das ilhas, focada nos modos de vida das populações tradicionais. Por fim, relatamos os desafios à implementação da proposta pedagógica quilombola no Colégio Estadual Diogo Ramos (Adrianópolis/PR). 

Referências

BRASIL. Territórios da cidadania. Disponível em: . Acesso em: 16 mai. 2014.

KATUTA, Ângela Massumi. Formação continuada de professores na educação do campo: as demandas e desafios no litoral e Vale do Ribeira paranaense. No prelo.

LIMA, Márcio Antônio Cardoso; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Pesquisa-Ação: possibilidade para a prática problematizadora com o ensino. Diálogo Educ., Curitiba, v 6, n.19, p. 51-63, set./dez. 2006.

PARANÁ. Instituto de Terras, Cartografia e Geociências. Áreas estratégias para a conservação da biodiversidade e povos tradicionais. 2010. Disponível em: <http://www.itcg.pr.gov.br/modules/faq/category.php?categoryid=9#>. Acesso em: 01 jun. 2014.

PARANÁ. Instituto de Terras, Cartografia e Geociências. Terras e territórios quilombolas, indígenas e da reforma agrária no estado do Paraná.2010. Disponível em: <http://www.itcg.pr.gov.br/modules/faq/category.php?categoryid=9#>. Acesso em: 01 jun. 2014.

REDE PUXIRÃO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS. Disponível em: <http://redepuxirao.blogspot.com.br/>. Acesso em 20 de ago. 2014.

VIANNA, Lucila Pinsard. De invisíveis a protagonistas: populações tradicionais e unidades de conservação. São Paulo: Annablume, 2008.

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Katuta, Ângela M. (2016). As escolas do campo no estado do Paraná: diversidade e desafios. Revista Interface (Porto Nacional), 11(11). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/2132