ESTUDO DA FLORA HERBÁCEO SUB-ARBUSTIVA DE CAMPO SUJO SECO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO TAQUARUÇU GRANDE, PALMAS -TO
Resumo
O objetivo deste trabalho é contribuir para o conhecimento da flora herbáceo sub-arbustiva de campo sujo seco da bacia hidrográfica do ribeirão Taquaruçu Grande, município de Palmas (TO). Os trabalhos de campo foram realizados em 2011 e 2012 pelo método de parcelas e em 2022 e 2023 por caminhadas aleatórias. Espécies foram identificadas por bibliografia específica, comparação com exsicatas do Herbário HTO/NEAMB/UFT/Porto Nacional, herbários e sites virtuais especializados e quando necessário, enviadas a especialistas. O nome de família, gênero, espécie e hábito, foram por consulta em https://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/listaBrasil/; e a conservação das espécies em http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/ptbr/listavermelha/. Um total de 72 espécies, 53 gêneros e 20 famílias foram identificadas. Do total de espécies, 10 são exóticas, 17 endêmicas e 4 fazem parte da lista vermelha da flora brasileira: Ananas ananassoides (Bromeliaceae) e Ancistrotropis firmula (Fabaceae), como LC = “Menos preocupante”, Diplusodon cf. villosissimus (Lythraceae), como VU = “Vulnerável” e Orthophytum zanonii (Bromeliaceae), como CR = “Criticamente em Perigo”. Este estudo apresenta informações básicas que podem auxiliar políticas de planejamento voltadas para manejo ecológico com foco na conservação e/ou recuperação ambiental de campo sujo seco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).