AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA
Resumo
O presente trabalho visa apresentar um plano de aula de campo com alunos do ensino fundamental do terceiro ao quarto ciclos, proporcionando o contato direto destes com as Matas de Galeria não Inundáveis do Brejo da Lagoa, na bacia hidrográfica do ribeirão Taquaruçu Grande, no município de Palmas (TO), no sentido de consolidar conhecimentos a respeito da vegetação brasileira, florestas tropicais, biodiversidade e bioma Cerrado, assuntos estudados em sala de aula da disciplina de Geografia. O estudo foi realizado com base em revisão bibliográfica, visita de campo preliminar de reconhecimento à área de estudo e no planejamento da aula de campo. Como resultados foi elaborado um plano de aula de campo a ser realizada no local anteriormente citado, que consta de pontos de observação e atividades a serem desenvolvidas, além de uma avaliação final. Como principais considerações, acredita-se que a proposição da aula de campo só terá a contribuir de forma positiva para com o ensino e aprendizagem de Geografia. Unir a teoria com a prática também poderá levará os alunos a se sentirem motivados ao estudar Geografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).