FEIÇÕES MORFOLÓGICAS NO CORREDOR FLUVIAL DO MÉDIO CURSO RIO ITAPECURU, MARANHÃO
Resumo
A ocorrência de feições morfológicas está associada aos elementos climáticos, a geologia local, uso e cobertura da terra, as características do leito e a hidráulica do fluxo. O estudo objetivou identificar as feições morfológicas no corredor fluvial no médio curso rio Itapecuru, nos municípios de Buriti e Fortuna, no Maranhão. Para diagnosticar as feições morfológicas dividiu-se o corredor fluvial em oito compartimentos. Para obtenção das feições, foi utilizada a ferramenta polígono do Google Earth Pro e alguns elementos foram adotados para a interpretação visual da imagem. Posteriormente, uma pasta contendo as feições delineadas foi salva como um arquivo Kml e transferida para o SIG ArcGis®, versão 10.2.2, que gerou o produto final, o mapa de feições morfológicas, realizou atividade de campo para conferir as informações. No trecho estudado, o rio Itapecuru possui o padrão meandrante e foram identificadas as seguintes feições morfológicas: 52 barras de sedimentos centrais e laterais, 16 meandros abandonados, quatro lagoas, três canais secundários e 106 bacias de inundação. É importante mencionar o intenso processo de assoreamento no leito no trecho estudado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).