ANÁLISE DA SUSCEPTIBILIDADE A INUNDAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SÃO JOÃO, PORTO NACIONAL - TO
Resumo
Resumo
Localizada a sudeste do município de Porto Nacional, a bacia hidrográfica do córrego São João fez parte de um processo histórico e não planejado de uso e ocupação do solo urbano. Em virtude disso, alguns bairros surgiram desordenadamente nas proximidades dos cursos principais da bacia em estudo, sujeitos, periodicamente, a susceptibilidade a ocorrência de inundações. Além de causas naturais, os fenômenos relacionados às inundações têm sido potencializados pelas atividades antrópicas desordenadas. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa foi analisar as áreas susceptíveis à ocorrência de inundações na bacia hidrográfica do Córrego São João. Para alcançar tal proposição, fez-se uso da análise integrada da declividade, hipsometria, densidade de drenagem, solo e uso e ocupação da terra. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que as regiões mais susceptíveis às inundações periódicas estão caracterizadas entre cotas altimétricas (210 e 240m) e declividade com terrenos planos a ondulados (0 – 2%; 2 – 5%). Desta forma, as áreas mais sujeitas às inundações, classificadas como média e alta situam-se nos trechos de médio a baixo curso da bacia hidrográfica.
Palavras-Chave: Susceptibilidade; Análise integrada; bacia hidrográfica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).