DINÂMICA DO USO E COBERTURA DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SOBRADO, SUDESTE DO TOCANTINS
Resumo
A compreensão das modificações antrópicas ocorridas em paisagens naturais é fundamental para identificar alterações na sua estrutura, principalmente quando se refere a uma bacia hidrográfica inserida em ambientes cársticos. Assim, o objetivo do trabalho consistiu em analisar a dinâmica do uso e cobertura da terra entre os anos de 1985 e 2020, na bacia hidrográfica do rio Sobrado, na região sudeste do Tocantins, e analisar a evolução da estrutura da paisagem, a partir do uso de métricas, sob a abordagem da Ecologia da Paisagem. Para a compreensão da dinâmica, foram elaborados mapas de uso e cobertura da terra, a partir das imagens orbitais dos satélites Landsat 5/TM e Landsat 8/OLI, utilizando o método supervisionado, classificador Battacharya, no software SPRING e QGIS. Posteriormente, se realizou a quantificação da estrutura, a partir do uso de métricas, utilizando o software Fragstats. Os resultados obtidos demonstraram aumento de 22,16% na área da classe pastagem entre 1985 e 2020 e consequente redução das áreas de cobertura vegetal nativa (27,82%). Os dados das métricas da paisagem possibilitaram constatar que alterações antrópicas têm modificado a estrutura espacial da paisagem em função da retirada da vegetação e da substituição por atividades agropecuárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).