A formação do conceito de paisagem a partir da psicologia histórico-cultural na construção didática da atividade sobre o Rio Alcântara - SG-RJ

Autores

  • Daiana Freitas Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Claudia Ramos Sacramento Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Paisagem. Formação de Conceito. Ensino de Geografia. Rio Alcântara.

Resumo

RESUMO: Este artigo objetiva compreender como o conceito de paisagem sendo um dos conceitos elementares da ciência geográfica, pode ser utilizado em sala de aula com o intuito de fomentar a produção do conhecimento geográfico a partir de uma construção de atividade didática sobre o Rio Alcântara-SG-RJ para uma turma do 6º ano de uma escola privada no município de São Gonçalo-RJ. Para tanto, a partir da discussão da Psicologia Histórico-Cultural pensar como se constrói a formação e o entendimento dos conceitos na mente dos estudantes. Como metodologia buscou-se trabalhar com a pesquisa qualitativa por entender que essa forma de fazer pesquisa vai de encontro com os questionamentos e análises realizadas nessa produção. Trazendo a paisagem local e conhecida pelos alunos para nortear o trabalho em sala de aula, acredita-se que os conteúdos podem ser tornar mais dinâmicos, fugindo do velho engessamento que parece ser predominante na condução dos conteúdos geográficos.

Palavras-chaves: Paisagem. Formação de Conceito.  Ensino de Geografia. Rio Alcântara.

Biografia do Autor

Daiana Freitas Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada em Geografia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP).

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Geografia. Professora do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP).

Referências

BAPTISTA, Márcio; CARDOSO, Adriana. Rios e Cidades: uma longa e sinuosa história. Revista UFMG, Belo Horizonte, V. 20, N. 2, Jul./ Dez. 2013, p.124-153.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar a paisagem para aprender geografia. In: GARRIDO, M, (org.) A opacidade da paisagem: formas, imagens e tempo de ensino. Porto Alegre: Imprensa Livre. 2013, p.37-55.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. A superação dos limites para uma educação geográfica significativa: um estudo sobre a e na cidade. Revista Geográfica de América Central; Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 p. 2-25.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. Escola, A Formação Docente E O Ensino das Paisagens. In: GARRIDO, M, (org.) A opacidade da paisagem: formas, imagens e tempo de ensino. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2013, p.173-196.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I seminário nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010, p.1-13.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 2013.

COUTO, Marcos Antônio Campos Método dialético na didática da geografia. In: CAVALCANTI, L. S.; BUENO, M. A.; SOUZA, V. C. (Org). Produção do conhecimento e pesquisa no ensino da geografia. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011, p.27- 43.

PRESTES, Zoia. A sociologia da infância e a teoria histórico – cultural: algumas considerações. R. Educ. Públ. Cuiabá, v.22; n.49/1; maio/ago.2013, p.295-304.

NASCIMENTO. Daiana Freitas. A produção do conhecimento geográfico por meio do conceito de paisagem: o Bairro Alcântara (SG) como referência espacial. SG: DGEO-FFP, Monografia de conclusão de curso, 2016.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012. (Coleção Milton Santos; 2)

SANTOS, Milton. A Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

Nascimento, D. F., & Sacramento, A. C. R. (2016). A formação do conceito de paisagem a partir da psicologia histórico-cultural na construção didática da atividade sobre o Rio Alcântara - SG-RJ. Revista Interface (Porto Nacional), (09). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1908