A luta da mulher pela igualdade no campo: contradições e tensões no sistema capitalista
Palavras-chave:
mulher, gênero, capital, trabalho, luta de classes.Resumo
Nas ultimas décadas vemos uma ascensão do papel da mulher na sociedade, fruto das árduas lutas pelos direitos iguais na sociedade capitalista. Historicamente, a emergência do capitalismo impulsionou o trabalho feminino atrelado plenamente à forma de trabalho assalariado, transformando a mulher em uma classe trabalhadora significativa no mundo do trabalho. Nesse sentido, o texto ter por objetivo analisar a luta das mulheres no campo brasileiro frente às contradições desiguais do sistema capitalista. Para tal, buscou-se a utilização do materialismo histórico e dialético, das pesquisas bibliográficas como subsidio para desmistificar a dominação do homem sobre a mulher nas relações sociais. Observou-se que, a mulher não se apoderou a dominação do homem, mas foi a luta pelos seus direitos, como se observa os movimentos feministas no cenário mundial. No espaço agrário vemos a luta das mulheres nos movimentos sociais, e processo de luta pela reforma agraria desempenhando um papel importante na organização do movimento, no enfrentamento frente ao capital e as oligarquias agrarias brasileira. A divisão de gênero nos acampamentos e assentamentos insere-se na luta das mulheres por melhores condições de vida e direitos na sociedade.Referências
BUTLER, Judith. Problemas de gênero – feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2003.
ENGELS, Friedrich. A origem da Família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1984.
GARCÍA, Maria Franco. A luta pela terra sob enfoque de gênero: Os lugares da diferença no Pontal do Paranapanema. Presidente Prudente: UNESP, 2004.
HARAWAY, Donna. Gênero para um dicionário marxista: a politica sexual de uma palavra. Cadernos Pagu, 2004.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Expressão Popular. 1a edição, 2008.
RUBIN, Gayle. El Trafico de mujeres: notas sobre la economia politica” del sexo. Nueva antropologia, Mexico, 1986.
Scoot, Joan W. Gênero: uma categoria útil de analise histórica. Educação e realidade, Porto Alegre, 1990.
SOIHET, Rachel. História das Mulheres. In. CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da Historia. Ensaios de Teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus. 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).