A luta da mulher pela igualdade no campo: contradições e tensões no sistema capitalista

Palavras-chave: mulher, gênero, capital, trabalho, luta de classes.

Resumo

Nas ultimas décadas vemos uma ascensão do papel da mulher na sociedade, fruto das árduas lutas pelos direitos iguais na sociedade capitalista. Historicamente, a emergência do capitalismo impulsionou o trabalho feminino atrelado plenamente à forma de trabalho assalariado, transformando a mulher em uma classe trabalhadora significativa no mundo do trabalho. Nesse sentido, o texto ter por objetivo analisar a luta das mulheres no campo brasileiro frente às contradições desiguais do sistema capitalista. Para tal, buscou-se a utilização do materialismo histórico e dialético, das pesquisas bibliográficas como subsidio para desmistificar a dominação do homem sobre a mulher nas relações sociais.  Observou-se que, a mulher não se apoderou a dominação do homem, mas foi a luta pelos seus direitos, como se observa os movimentos feministas no cenário mundial. No espaço agrário vemos a luta das mulheres nos movimentos sociais, e processo de luta pela reforma agraria desempenhando um papel importante na organização do movimento, no enfrentamento frente ao capital e as oligarquias agrarias brasileira. A divisão de gênero nos acampamentos e assentamentos insere-se na luta das mulheres por melhores condições de vida e direitos na sociedade.

Referências

BUTLER, Judith. Problemas de gênero – feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2003.

ENGELS, Friedrich. A origem da Família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1984.

GARCÍA, Maria Franco. A luta pela terra sob enfoque de gênero: Os lugares da diferença no Pontal do Paranapanema. Presidente Prudente: UNESP, 2004.

HARAWAY, Donna. Gênero para um dicionário marxista: a politica sexual de uma palavra. Cadernos Pagu, 2004.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Expressão Popular. 1a edição, 2008.

RUBIN, Gayle. El Trafico de mujeres: notas sobre la economia politica” del sexo. Nueva antropologia, Mexico, 1986.

Scoot, Joan W. Gênero: uma categoria útil de analise histórica. Educação e realidade, Porto Alegre, 1990.

SOIHET, Rachel. História das Mulheres. In. CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da Historia. Ensaios de Teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus. 1997.

Publicado
2016-03-21