A POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: UM PANORAMA NO ÂMBITO DO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

Resumo

O Estado possui o dever de buscar alternativas na criação de métodos de resolução de conflitos e violências, diversos do confinamento em cárcere, com vistas a garantir a efetividade do acesso a direitos fundamentais. Neste artigo, abordamos as questões relativas ao processo de implementação da Política Nacional de Alternativas Penais no Estado do Tocantins. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi compreender a política de alternativas penais e suas diretrizes, sua relação direta com as políticas públicas, bem como as espécies de penas alternativas, e verificar como esse processo está ocorrendo no Estado do Tocantins. Para dar conta desse objetivo, recorremos há utilização do método dedutivo, para uma pesquisa de natureza qualitativa, com fins descritivos e exploratórios, e técnica de pesquisa bibliográfica. Ao final, concluiu-se que a aplicação das penas alternativas possui o condão de permitir ao apenado o exercício de sua cidadania, prevalecendo o caráter humanitário das penas, por meio da valorização do condenado, que é inserido na comunidade com um viés educativo, sendo considerada uma modalidade de sanção moderna e socialmente útil. Verificou-se ainda, que a implementação da política de alternativas penais no âmbito do Estado do Tocantins se encontra em desenvolvimento jurídico e social, tendo sido fortalecida por meios teóricos e operacionais, promovendo a construção do exercício à cidadania.

Biografia do Autor

Larissa Bif, Universidade Federal do Tocantins

BIF, LARISSA PUHL; RODRIGUES, WALDECY ; SILVA, ALEX PIZZIO DA ; CARNEIRO, LEONARDO DE ANDRADE . Mediação de Conflitos e a Segurança Pública: proposta de aplicação da justiça restaurativa na delegacia de Polícia de Porto Nacional - TO. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e38611629335, 2022.

Capítulos de livros publicados

BIF, L. P.. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. In: Luiz Antônio Reis Junior; Mauricio Pires Guedes; Telson Pires; Vanessa Velasco; Hernandes Brito Reis. (Org.). DIMENSÕES JURÍDICAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 1ed.Rio de Janeiro: PEMBROKE COLLINS, 2021, v. 1, p. 537-548.

FRANCHI, E. A. ; BIF, L. P. . (IN)CONSTITUCIONALIDADE DA PRISÃO DO DEPOSITÁRIO INFIEL E O SEU ENQUADRAMENTO NO TRATADO DE SÃO JOSÉ DA COSTA RICA. In: Luiz Antônio Reis Junior; Mauricio Pires Guedes; Telson Pires; Vanessa Velasco; Hernandes Brito Reis. (Org.). DIMENSÕES JURÍDICAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 1ed.Rio de Janeiro: PEMBROKE COLLINS, 2021, v. 1, p. 220-238.

BATISTA, A. C. ; LUZ, C. D. S. ; OLIVEIRA, J. S. ; DIAS, R. G. ; COELHO, R. ; GRECHI, R. ; SIQUEIRA, A. R. ; BIF, L. P. . O Assassino em Série ? SERIAL KILLER. In: ADELAINE DA CUNHA BATISTA; CRISLENE DIVINA DOS SANTOS LUZ; LARISSA PUHL BIF; JORDANA SOUSA OLIVEIRA; RENAN GONÇALVES DIAS; REINALDO COELHO; RICARDO GRECHI; ANDRÉ RODRIGO SIQUEIRA. (Org.). Lampejos de Conhecimento. 001ed.São Paulo: Perse Editora, 2020, v. , p. 01-225.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

Pizzio, A., & Puhl Bif, L. . (2023). A POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: UM PANORAMA NO ÂMBITO DO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Interface (Porto Nacional), 23(23), 71–83. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/14370