GÊNEROS NOVOS E MULTILETRAMENTOS: A MULTIMODALIDADE NA REDE SOCIAL FACEBOOK
Resumo
Os recursos tecnológicos estão a cada dia se modernizando e mais pessoas utilizando em diversos aspectos da sociedade. Considerando que as práticas de comunicação e de interação social se modificam com essas transformações, surgem assim, novas escritas, novas leituras, novos gêneros. Dessa forma, a comunicação perpassa por esses recursos tecnológicos com a inovação na maneira de interação com o outro. As redes sociais apareceram para se ter mais facilidade nas comunicações, compartilhamento de ideias, imagens, vídeos e outros. Além disso, podem ser utilizadas como ferramenta de ensino e aprendizagem. Sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar a nova configuração textual dos gêneros e estes como digitais renovam a forma de ler/escrever na rede virtual. Este trabalho se fundamenta em autores como Bakhtin (1981, 2003) e Marcuschi (2008), para percorrer o trajeto discursivo aos estudos do gênero. Com relação à teoria da multimodalidade e multiletramentos em Dionísio (2006), Rojo (2012) e se baseia em outros autores nos demais aspectos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).