RETRATOS DE UMA BATALHA DE INVISÍVEIS, QUANDO A LUTA DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR É LANÇADA AO ESQUECIMENTO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Marcelo Barboza Duarte

Resumo

O presente trabalho se dá diante da conjuntura política, econômica e social no Brasil, envolvendo a pandemia do COVID-19; além do aumento do sucateamento e precarização da estrutura e sistema educacional público. Para tanto, realizamos um processo de pesquisa empírico-qualitativa do cotidiano de uma equipe escolar e da comunidade que a cerca. Isto no que diz respeito ao enfrentamento dos obstáculos postos à educação pública, à pandemia, às reduções e cortes orçamentários da educação, além da própria desestruturação - em vários âmbitos e aspectos - dos profissionais da educação. Inclusive, observamos e constatamos que esta equipe de profissionais estava sujeita a inúmeros riscos, solitária, quase invisível, resistindo e lutando por sonhos com uma comunidade. Isso de um fazer professoral, pedagógico e social que se encontravam esses profissionais, alguns adoecidos e em batalha para cumprir o exercício de sua profissão. Mesmo lhes custando a saúde e a vida, estes pareciam optar mais pela vida e pelos sonhos de uma comunidade melhor do que os deles.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

Barboza Duarte, M. (2022). RETRATOS DE UMA BATALHA DE INVISÍVEIS, QUANDO A LUTA DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR É LANÇADA AO ESQUECIMENTO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. Revista Interface (Porto Nacional), 22(22), 36–47. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/14886