Análise microbiológica da água do Rio Itapecuru em Caxias-MA, Brasil

Autores

  • Claudehany Farias Costa Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Carlos Augusto Silva de Azevedo Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Shirlei de Souza Ferreira Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Ewerton Pablo da Silva Moura Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Palavras-chave:

Qualidade da água. Contaminação dos rios. Escherichia Coli.

Resumo

A qualidade da água ao redor de nosso planeta tem se deteriorado de forma crescente, especialmente nos últimos 50 anos em decorrência dos aumentos significativos nos processos de urbanização e industrialização. Os poluentes alcançam águas superficiais e subterrâneas de formas bastante diversas tornando a qualidade da água tão ou mais importante quanto à disponibilidade de água. O presente trabalho justifica-se pela relevância da analise do nível de contaminação da água do rio Itapecuru, importante fonte para o abastecimento de água da cidade e municípios. O objetivo foi analisar a qualidade da água do rio Itapecuru no perímetro urbano do município de Caxias. A pesquisa foi realizada, no mês de junho de 2015, às margens do rio Itapecuru. O método empregado para a análise das amostras para determinação de coliformes totais (CT), fecais (CF) e Escherichia colli (EC), foi o de Número mais Provável (NMP) e a técnica foi a de tubos múltiplos baseados nos recomendados pela Associação Americana de Saúde Pública adotado no manual prático de análises de água da Fundação Nacional de Saúde. Os resultados mostraram que a água está contaminada por coliformes fecais e, portanto, imprópria para consumo e balneabilidade.

Biografia do Autor

Claudehany Farias Costa, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Acadêmica em ciências bilógicas licenciatura

Carlos Augusto Silva de Azevedo, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui Graduação em Ciências Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (1993), Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2009). Professor Adjunto III da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência de Entomologia com ênfase em Ordem Megaloptera, atuando principalmente com estudos de Taxonomia, Biologia e Ecologia dessa ordem. Atualmente vem trabalhando com as Ordens de Insetos Aquáticos em Geral. 

Shirlei de Souza Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Acadêmica em ciências bilógicas licenciatura

Ewerton Pablo da Silva Moura, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Acadêmico em ciências bilógicas licenciatura

Referências

ALCÂNTARA, E.H. Caracterização da bacia hidrográfica do rio Itapecuru, Maranhão – Brasil. Revista caminhos de geografia, Uberlândia, v. 5, n. 11, p. 97-113, 2004.

BARROS, M.C. Biodiversidade na Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum. São Luís: UEMA, 2012.

BATISTA, L.M.R. O sistema ITALUIS na participação do abastecimento de água da capital do Maranhão. UFMA. 1997.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) – Resoluções n° 357 de 2000.

Disponível em: . Acesso em: 10/06/

BUNCE, N. Environmental Chemistry. 2. ed. Winnipeg: Wuerz Publishing Ltd, 1994.

FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE – FUNASA. Manual prático de análise de água. 2ª ed. Brasília: FUNASA, 2006. 146p.

LIMA, W.S. Qualidade da água em Ribeirópolis: o açude do Cajueiro e a barragem do João Ferreira. 2008 119 f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de São Cristovão - UFS, Sergipe, Brasil, 2008.

MANUAL DE TREINAMENTO DE AGENTES AMBIENTAIS. Instituto do Homem, São Luis, Estação Gráfica, 1999.

SHIBATA, T.; SOLO-GABRIELE, H.M.; FLEMING L.E. et al. Monitoring marine recreational water quality using multiple microbial indicators in an urban tropical environment. WaterResearch, v.38, p. 3119-3131, 2004.

SOUZA L.C.; IARIA S.T.; PAIM G.V. et al. Bactérias coliformes totais e coliformes de origem fecal em águas usadas na dessedentação de animais. Revista Saúde Pública, São Paulo, v. 17, p. 112-122, 1983.

TUNDISI, J.G. TUNDISI, T.M.A.; Água. São Paulo: Publifolha, 2005. 120p.

VANDERZANT, C.; SPLITTSTOESSER, D.F. Compendium of methods for the microbiological examination of foods. 3. ed. Washington: American Public Health Association – APHA, 1992.

YAMAGUCHI M.U, CORTEZ L.E.R., OTTONI, L.C.C. et al. Qualidade microbiológica da água para consumo humano em instituição de ensino de Maringá-PR, 2013.

Downloads

Publicado

2016-03-21

Como Citar

Costa, C. F., Azevedo, C. A. S. de, Ferreira, S. de S., & Moura, E. P. da S. (2016). Análise microbiológica da água do Rio Itapecuru em Caxias-MA, Brasil. Revista Interface (Porto Nacional), (10). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1810