AS MUDANÇAS NA COBERTURA VEGETAL E A CONSERVAÇÃO DA ÁGUA NO CÓRREGO MUTUCA, GURUPI-TO
Resumo
O crescimento das áreas urbanas tem efeitos sobre as bacias dos córregos urbanos. Este estudo descreve as mudanças na cobertura vegetal na bacia do Córrego Mutuca, localizado no município de Gurupi-TO, no período de 2000 a 2020, e sua relação com a conservação da água, utilizando informações obtidas em campo, da plataforma Mapbiomas, de imagens de satélite Landsat para detalhar as alterações ocorridas na bacia, e o diálogo com a população para entender como eles percebem as mudanças. Os resultados mostraram que a cobertura vegetal da bacia foi alterada com a substituição de formações florestais por formações campestres. O diálogo com os moradores corroborou as mudanças intensas ocorridas no córrego a partir do ano 2000, incluindo alterações na composição e abundância de árvores, bem como na disponibilidade de água. Ressalta-se a importância das decisões participativas e o fortalecimento da conexão com a natureza
Palavras-chave: Expansão. População. Assoreamento. Bacia hidrográfica. Córregos urbanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).