CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE CONCEITOS TERMODINÂMICOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ESPONTANEIDADE DOS FENÔMENOS NATURAIS COM ALUNOS DOS CURSOS LICENCIATURA EM QUÍMICA
Resumo
Este trabalho busca contribuir ao ensino e aprendizagem do conteúdo espontaneidade dos fenômenos naturais no Ensino Médio averiguando as concepções alternativas de alunos recém-admitidos nos cursos de Licenciatura em Química sobre a espontaneidade dos fenômenos naturais e qual o fator determinante para a ocorrência de um processo espontâneo. Através de dois questionários com questões objetivas apresentando fenômenos naturais cotidianos, aplicados em diferentes cursos de Licenciatura, foi observado que os alunos conseguem identificar com facilidade alguns fenômenos cotidianos como sendo espontâneos ou não. Entretanto, ao identificarem o fenômeno espontâneo percebe-se a utilização de um senso comum. Quando estes, apesar de terem sido aprovados em exames de seleção como o Exame Nacional do Ensino Médio ou no vestibular, são questionados acerca do fator responsável pela espontaneidade do fenômeno apresentado são visualizadas as concepções alternativas dos estudantes, o que evidencia que o senso comum não foi transformado em conhecimento científico. Apenas uma pequena percentagem dos alunos investigados conseguiu identificar corretamente a energia de Gibbs como sendo o fator que pode indicar com precisão se um determinado evento ocorre ou não de forma espontânea. Assim as concepções alternativas dos alunos podem ser o passo inicial para a transformação do senso comum em conhecimento científico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).