CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE CONCEITOS TERMODINÂMICOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ESPONTANEIDADE DOS FENÔMENOS NATURAIS COM ALUNOS DOS CURSOS LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autores

Resumo

Este trabalho busca contribuir ao ensino e aprendizagem do conteúdo espontaneidade dos fenômenos naturais no Ensino Médio averiguando as concepções alternativas de alunos recém-admitidos nos cursos de Licenciatura em Química sobre a espontaneidade dos fenômenos naturais e qual o fator determinante para a ocorrência de um processo espontâneo. Através de dois questionários com questões objetivas apresentando fenômenos naturais cotidianos, aplicados em diferentes cursos de Licenciatura, foi observado que os alunos conseguem identificar com facilidade alguns fenômenos cotidianos como sendo espontâneos ou não. Entretanto, ao identificarem o fenômeno espontâneo percebe-se a utilização de um senso comum. Quando estes, apesar de terem sido aprovados em exames de seleção como o Exame Nacional do Ensino Médio ou no vestibular, são questionados acerca do fator responsável pela espontaneidade do fenômeno apresentado são visualizadas as concepções alternativas dos estudantes, o que evidencia que o senso comum não foi transformado em conhecimento científico. Apenas uma pequena percentagem dos alunos investigados conseguiu identificar corretamente a energia de Gibbs como sendo o fator que pode indicar com precisão se um determinado evento ocorre ou não de forma espontânea. Assim as concepções alternativas dos alunos podem ser o passo inicial para a transformação do senso comum em conhecimento científico.

Biografia do Autor

Bruno Peixoto de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Mestre em Química

 Insituto de Formação de Educadores 

Universidade Federal do Cariri

Pierre Basilio Almeida Fechine, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Química Inorgânica

Mestre em Química Inorgânica

Professor do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará

Francisco Belmino Romero, Universidade Federal do Ceará

Livre Docente

Departamento de Química Analítica e Físico-Química

Universidade Federal do Ceará

Alessandro Cury Soares, Universidade Federal do Cariri

Insituto de Formação de Educadores

Universidade Federal do Cariri

 

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

Peixoto de Oliveira, B., Almeida Fechine, P. B., Belmino Romero, F., & Soares, A. C. (2020). CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE CONCEITOS TERMODINÂMICOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ESPONTANEIDADE DOS FENÔMENOS NATURAIS COM ALUNOS DOS CURSOS LICENCIATURA EM QUÍMICA. Revista Interface (Porto Nacional), 18(18), 35–46. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/7583