Proposta metodológica para diagnóstico socioeconômico e ambiental no contexto dos assentamentos rurais
Resumo
O presente artigo pretende propor instrumento metodológico para realização de diagnóstico socioeconômico e ambiental no contexto dos assentamentos rurais. Para isso, foram aplicados 83 (oitenta e três) roteiro de perguntas junto à população de cinco Projetos de Assentamentos Rurais da região de Palmas com a proposta de avaliar a efetividade e a facilidade de aplicação do mesmo, a partir das variáveis que constituem a caracterização socioeconômica das famílias beneficiárias e os aspectos socioambientais que perfaz a realidade dos assentamentos rurais. Verificaram-se também os diferentes sistemas de disposição final dos resíduos sólidos existentes. A partir disso foi validado instrumento metodológico com a finalidade de realizar diagnóstico socioeconômico e ambiental para a realidade dos assentamentos rurais. Entre os resultados, postula-se que tal instrumento apresentou eficiência e facilidade no decorrer de sua aplicação junto aos assentados da reforma agrária, desde que o guia metodológico tenha sido utilizado para treinamento dos aplicadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).