Proposta metodológica para diagnóstico socioeconômico e ambiental no contexto dos assentamentos rurais

Autores

  • Julianne Cutrim Nazareno Universidade Federal do Tocantins
  • Diego Neves de Sousa Embrapa Pesca e Aquicultura

Resumo

O presente artigo pretende propor instrumento metodológico para realização de diagnóstico socioeconômico e ambiental no contexto dos assentamentos rurais. Para isso, foram aplicados 83 (oitenta e três) roteiro de perguntas junto à população de cinco Projetos de Assentamentos Rurais da região de Palmas com a proposta de avaliar a efetividade e a facilidade de aplicação do mesmo, a partir das variáveis que constituem a caracterização socioeconômica das famílias beneficiárias e os aspectos socioambientais que perfaz a realidade dos assentamentos rurais.  Verificaram-se também os diferentes sistemas de disposição final dos resíduos sólidos existentes. A partir disso foi validado instrumento metodológico com a finalidade de realizar diagnóstico socioeconômico e ambiental para a realidade dos assentamentos rurais. Entre os resultados, postula-se que tal instrumento apresentou eficiência e facilidade no decorrer de sua aplicação junto aos assentados da reforma agrária, desde que o guia metodológico tenha sido utilizado para treinamento dos aplicadores.

Biografia do Autor

Julianne Cutrim Nazareno, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Agroenergia (UFT)

Diego Neves de Sousa, Embrapa Pesca e Aquicultura

Doutorando em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestre em Extensão Rural e bacharel em Gestão de Cooperativas, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tenho interesse em temas de pesquisa na área de Organização Social e Produtiva, Educação Cooperativista, Comunicação para Transferência de Tecnologia, Políticas Públicas da Agricultura Familiar e estudos sobre Extensão Rural e Pesqueira. Atuo no setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas (TO).

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Nazareno, J. C., & Sousa, D. N. de. (2020). Proposta metodológica para diagnóstico socioeconômico e ambiental no contexto dos assentamentos rurais. Revista Interface (Porto Nacional), 17(17), 05–22. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/5032

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)