Licenciaturas em Geografia e seus percursos curriculares: possíveis deflexões no perfil do profissional egresso
Resumo
O presente trabalho busca identificar em que medida a licenciatura em Geografia, numa dada instituição, se constituem, ou não, a partir de uma concepção bacharelesca para a formação inicial de professores e com o fim de se responder a esses objetivos, realizou-se um levantamento dos títulos de Monografias e Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG), produzidos de 1970 a 2016, como requisito obrigatório para a conclusão do curso de licenciatura. Tais documentos foram acessados através do acervo bibliotecário da referida instituição. A partir da identificação dos títulos desses documentos e leitura de seus resumos, buscou-se identificar quais e quantos estudos se debruçam sobre o Ensino de Geografia. Em seguida, procedeu-se a análise dos dados levantados, buscando, sobretudo, o estabelecimento de relações proporcionais entre o número de trabalhos ligados ao ensino de Geografia àqueles voltados a outros objetos de estudos da disciplina. Esclarece-se, que a pesquisa aqui delineada apresenta caráter qualitativo de base documental, cuja base de coleta e interpretação de indícios se estruturou na busca da identificação e compreensão dos sentidos geográficos dos termos constituintes dos títulos dos documentos. Entende-se que a interpretação desses trabalhos possa constituir um indicativo acerca do direcionamento dado à formação dos licenciados na instituição em causa, visto que podem sinalizar a área de interesse do graduando e a relevância (ou sua ausência) de reflexões específicas à docência em um curso de formação de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).