Licenciaturas em Geografia e seus percursos curriculares: possíveis deflexões no perfil do profissional egresso

Autores

  • Diego Martins da Cruz UFMG
  • Ângela Karla Silva Esteves UFMG
  • Valéria de Oliveira Roque Ascenção UFMG

Resumo

O presente trabalho busca identificar em que medida a licenciatura em Geografia, numa dada instituição, se constituem, ou não, a partir de uma concepção bacharelesca para a formação inicial de professores e com o fim de se responder a esses objetivos, realizou-se um levantamento dos títulos de Monografias e Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG), produzidos de 1970 a 2016, como requisito obrigatório para a conclusão do curso de licenciatura. Tais documentos foram acessados através do acervo bibliotecário da referida instituição. A partir da identificação dos títulos desses documentos e leitura de seus resumos, buscou-se identificar quais e quantos estudos se debruçam sobre o Ensino de Geografia. Em seguida, procedeu-se a análise dos dados levantados, buscando, sobretudo, o estabelecimento de relações proporcionais entre o número de trabalhos ligados ao ensino de Geografia àqueles voltados a outros objetos de estudos da disciplina. Esclarece-se, que a pesquisa aqui delineada apresenta caráter qualitativo de base documental, cuja base de coleta e interpretação de indícios se estruturou na busca da identificação e compreensão dos sentidos geográficos dos termos constituintes dos títulos dos documentos. Entende-se que a interpretação desses trabalhos possa constituir um indicativo acerca do direcionamento dado à formação dos licenciados na instituição em causa, visto que podem sinalizar a área de interesse do graduando e a relevância (ou sua ausência) de reflexões específicas à docência em um curso de formação de professores.

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Cruz, D. M. da, Esteves, Ângela K. S., & Ascenção, V. de O. R. (2017). Licenciaturas em Geografia e seus percursos curriculares: possíveis deflexões no perfil do profissional egresso. Revista Interface (Porto Nacional), (13), 113–127. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/4416

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