Inclusão social na Escola de Tempo Integral D. Pedro II - na cidade de Porto Nacional – TO

Autores

  • Rochelle Lopes Avelino UFT
  • Marcileia OLiveira Bispo UFT

Palavras-chave:

Inclusão social, escola, Porto Nacional

Resumo

Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e ressignificar o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática. O paradigma da inclusão vem ao longo dos anos, buscando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam o acesso e permanência do aluno com necessidades especiais no ensino regular. No entanto, o paradigma da segregação nas escolas e, também todas as dificuldades e desafios a enfrentar, acabam por reforçar o desejo de mantê-los em espaços especializados. Assim, a inclusão coloca inúmeros questionamentos aos professores e técnicos que atuam nessa área. Por isso é necessário avaliar a realidade e as controvertidas posições e opiniões sobre o tema. O presente artigo objetiva conhecer estratégias que a Escola de Tempo Integral D. Pedro II tem trabalhado para ser um espaço de inclusão social. O trabalho de campo iniciou-se no mês de outubro de 2013 com término em junho de 2014. Para tanto, a metodologia de investigação organizou-se por meio de consultas bibliográficas acerca da temática, entrevista com professores; visita técnica para conhecer a estrutura física da escola e elaboração de material fotográfico para esta pesquisa. Entre as estratégias realizadas pela escola está à implantação do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além da implantação do AEE, a escola Dom Pedro II de Porto Nacional passou por uma adaptação na estrutura física e tem a interprete de Libras. Apesar dos avanços na área da educação especial, ainda existem muitas barreiras a serem vencidas.    

Biografia do Autor

Rochelle Lopes Avelino, UFT

Graduada em Geografia - UFT/Campus de Porto Nacional.

Marcileia OLiveira Bispo, UFT

Professora Doutora do Curso de Geografia -UFT/ Campus de Porto Nacional - TO.

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Avelino, R. L., & Bispo, M. O. (2015). Inclusão social na Escola de Tempo Integral D. Pedro II - na cidade de Porto Nacional – TO. Revista Interface (Porto Nacional), (08). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1476