Inclusão social na Escola de Tempo Integral D. Pedro II - na cidade de Porto Nacional – TO
Palavras-chave:
Inclusão social, escola, Porto NacionalResumo
Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e ressignificar o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática. O paradigma da inclusão vem ao longo dos anos, buscando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam o acesso e permanência do aluno com necessidades especiais no ensino regular. No entanto, o paradigma da segregação nas escolas e, também todas as dificuldades e desafios a enfrentar, acabam por reforçar o desejo de mantê-los em espaços especializados. Assim, a inclusão coloca inúmeros questionamentos aos professores e técnicos que atuam nessa área. Por isso é necessário avaliar a realidade e as controvertidas posições e opiniões sobre o tema. O presente artigo objetiva conhecer estratégias que a Escola de Tempo Integral D. Pedro II tem trabalhado para ser um espaço de inclusão social. O trabalho de campo iniciou-se no mês de outubro de 2013 com término em junho de 2014. Para tanto, a metodologia de investigação organizou-se por meio de consultas bibliográficas acerca da temática, entrevista com professores; visita técnica para conhecer a estrutura física da escola e elaboração de material fotográfico para esta pesquisa. Entre as estratégias realizadas pela escola está à implantação do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além da implantação do AEE, a escola Dom Pedro II de Porto Nacional passou por uma adaptação na estrutura física e tem a interprete de Libras. Apesar dos avanços na área da educação especial, ainda existem muitas barreiras a serem vencidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).