Currículo escolar de Geografia: diagnostico da realidade curricular em escola municipal

Autores

  • Andrea Luciano Santana Escola Municipal Divina Borges
  • Marcileia Oliveira Bispo Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Currículo - Geografia - Escola - Professores

Resumo

Este artigo apresenta um diagnóstico sobre a realidade curricular no ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de estudo uma escola da rede municipal de Cariri - To, Escola Municipal Divina Ribeiro Borges. O objetivo da pesquisa realizada na escola Divina Ribeiro Borges, foi compreender as relações que os professores estabelecem com o currículo de Geografia. Essa compreensão é importante pela contribuição da Geografia no processo de alfabetização das crianças e, dessa forma, compreender a importância do componente curricular de Geografia para essa fase de escolaridade. Na pesquisa utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, observação e entrevista. Dentre os fatores encontrados, pode-se perceber que os professores priorizam o letramento e compreensão das operações matemáticas, as normas dos Parâmetros Curriculares Nacionais nos Anos Iniciais para o ensino de Geografia e que são vistas com indiferença e abordado fora do contexto escolar.

Biografia do Autor

Andrea Luciano Santana, Escola Municipal Divina Borges

Graduada em Geografia. Professora da Educaçaõ Básica na escola municipal Divina Bores Ribeiro em Cariri-To.

Marcileia Oliveira Bispo, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Tocantins (1996) e mestrado (2006) e doutorado (2012) em Geografia pelo Instituto de Estudos Socio Ambientais IESA/UFG. Atualmente é professora na Universidade Federal do Tocantins na graduaçaõ e Pos-graduação em Geografia, campus de Porto NAcional. Membro de Conselho editorial da revista Produção Acadêmica e do nucleo de estudos NURBA/UFT e do laboratório LEGEO/UFT. Atualmente (2012-1014) esta como coordenadora do curso de Geografia - Campus de porto nacional - UFT.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, educação ambiental, professores, meio ambiente e representações, território.

Referências

APPLE, Michael . A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A.F. (Org.). Currículo, Cultura e Sociedade. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001,59-91p.

BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. 159p.

CACETE, Núria Hanglei. Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

CALLAI, Helena. O ensino em Estudos Sociais. 2 ed. Ijuí: Unijuí, 2002.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4 ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

CAVALCANTI, Lana. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.

CAVALCANTI, Lana. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários a Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo; MACEDO, D. Alfabetização leitura do mundo, leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

KAERCHER, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de Geografia. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1999. p. 173-188.

KAERCHER, Nestor André. Ler e escrever a Geografia para dizer a sua palavra e construir o seu espaço, 6 Ed. Porto Alegre, Editora da UFRGS,2004. p. 73-85

KAERCHER, Nestor. André. Ler e escrever a Geografia para dizer a sua palavra e construir o seu espaço. NEVES, Iara et all(org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas (4 ed.). Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.

LUDKE, Mega: ANDRE, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: UPU,1986

MARQUES, Valéria. Reflexões sobre o ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. Disponível em http//www.valerri_marques@hotmail.com>Acesso em 20 de maio de 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2006. p. 313-323.

OLIVEIRA, E. M. C. Buscando caminhos para o ensino de Estudos Sociais nas quatros séries iniciais do primeiro grau – relato de experiência. 1990.

PIMENTA, S. G. Projeto pedagógico e identidade da escola. Educação e Formação, Campinas, v. 1, p. 49-57, 1999.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SANTOS, D. A reinvenção do espaço: diálogos em torno da construção do significado de uma categoria. São Paulo: Ed. da UNESP, 2002.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico Crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1995.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Quem escondeu o currículo oculto. In Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999: 77-152.

STRAFORINI, Rafael. O ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental: um olhar a partir dos registros de classes de seus sujeitos praticantes. 1. ed. Goiânia: Editora PUC/Goiás, 2012, v. 1, p. 79-101.

VESENTINI, José William. A questão do livro didático no ensino da Geografia: Novos caminhos da Geografia in Caminhos da Geografia. 5.ed. - São Paulo: Contexto,2007.

Downloads

Publicado

2016-03-21

Como Citar

Santana, A. L., & Bispo, M. O. (2016). Currículo escolar de Geografia: diagnostico da realidade curricular em escola municipal. Revista Interface (Porto Nacional), (10). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1906