Analyse des pratiques professionnelles dans les métiers relationnels
regard critique sur les activités développées par l’Équipe de recherche et d’analyse des pratiques professionnelles (ERAPP)
DOI :
https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N2P95Résumé
Resumo: No dia 20 de março de 2012, a Equipe de Pesquisa e Análise de Práticas Profissionais (ERAPP) foi reconhecida como equipe de pesquisa emergente pelo Conselho de Administração da Université du Québec en Abitibi-Témiscamingue (Resolução n. 315-CA-3325). Sob a iniciativa de dois professores recém-contratados por esta instituição – Anderson Araújo-Oliveira (Departamento de Ciências da Educação)[1] e Isabelle Chouinard (Departamento de Ciências do Desenvolvimento Humano e Social) –, a equipe tem como missão principal o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares sobre a prática profissional em diferentes profissões relacionais, bem como a formação de futuros pesquisadores no Québec. A fim de cumprir sua missão, a Équipe de Recherche et d’Analyse des Pratiques Professionnelles (ERAPP) (Equipe de Pesquisa e Análise de Práticas Profissionais) vem desenvolvendo há cinco anos uma programação científica articulada em torno de dois aspectos principais. Por um lado, a produção significativa de novos conhecimentos assim como a disseminação destes conhecimentos na comunidade científica e acadêmica e junto aos atores da prática cotidiana. Por outro lado, a formação científica de estudantes de pós-graduação e assistentes de pesquisa com vistas a desenvolver as competências necessárias à realização exitosa dos estudos de mestrado e doutorado e ao trabalho de pesquisa.
Palavras-chaves: práticas profissionais, profissões relacionais, produção e difusão de conhecimentos, formação de futuros pesquisadores
[1] Atualmente, Anderson Araújo-Oliveira é professor do Departamento de Didática da Université du Québec à Montreal (UQÀM).
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