Associação entre o uso de máscaras e risco de distúrbio vocal em professores universitários

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e025017

Keywords:

Docentes, Máscaras, Voz, Distúrbios da Voz, COVID-19

Abstract

Objetivo: estimar a associação entre o uso de máscara protetora facial e o risco de distúrbio de voz em professores de uma universidade do Sul do Brasil. Métodos: trata-se de um estudo do tipo observacional, analítico, de delineamento transversal, em que se aplicou um questionário online aos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordando dados sociodemográficos, sintomas vocais e uso de máscaras. O risco de distúrbio de voz foi mensurado pelo Índice de Triagem para Distúrbio de Voz (ITDV). Resultados: 256 professores universitários participaram do estudo, sendo a maioria na faixa etária adulta e do sexo feminino. O risco de distúrbio de voz foi identificado em 36,7% dos professores. Professores que referiram não acordar descansados apresentaram maior risco de distúrbio de voz, e os que utilizavam máscara às vezes em sala de aula apresentaram 5,65 vezes mais chance de apresentar risco de distúrbio de voz, quando comparado aos professores que referiram nunca as utilizar. Conclusão: professores que alternavam o tipo de máscaras e professores que não se sentiam descansados apresentaram maior escore indicativo de risco de distúrbio de voz. Os sintomas predominantes foram cansaço ao falar e garganta seca.

Author Biographies

Magda Silva Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

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Published

2025-12-17

How to Cite

Silva Gomes, M., & de Assis Moura Ghirardi, A. C. (2025). Associação entre o uso de máscaras e risco de distúrbio vocal em professores universitários. Trabalho (En)Cena, 10(contínuo), e025017. https://doi.org/10.20873/2526-1487e025017

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