TECNOESTRÉS LABORAL DERIVADO DE LA VIRTUALIDAD OBLIGATORIA POR PREVENCIÓN DEL COVID-19 EN DOCENTES UNIVERSITARIOS DE MEDELLÍN (COLOMBIA)
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e021003Palavras-chave:
tecnoestresse no trabalho, professores universitários, teletrabalho, covid-19Resumo
São descritas as experiências de tecno-estresse ocupacional derivadas da virtualidade obrigatória para a prevenção do Covid-19 em um grupo de professores universitários da cidade de Medellín. Para isso, foram abordadas as definições de tecnoestresse do trabalho e sua relação com a psicologia social do trabalho, explicadas as estratégias de defesa e os processos de adaptação, habituação e familiarização. Finalmente, são especificadas a profissão e as funções dos professores universitários. Quanto ao método, este estudo caracterizou-se por ser qualitativo, com abordagem descritiva, sendo incluídas como instrumento principal seis entrevistas semiestruturadas aplicadas a um grupo de professores universitários do setor privado da cidade de Medellín. Quanto aos resultados, foram identificadas as causas, sintomas, processos de adaptação, familiarização, habituação e estratégias de defesa com as quais os trabalhadores reduzem o tecno-estresse ocupacional. Nesse sentido, as causas do tecno-estresse podem ser devidas a fatores externos ou internos no trabalho, incluem sintomas, processos adaptativos e, em outros casos, causam desconforto devido ao uso constante ou inadequado das TIC, para reduzir o desconforto e o tecno-estresse é utilizado estratégias de defesa, a fim de evitar patologização em professores universitários.
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