ESTRESSE OCUPACIONAL, SÍNDROME DE BURNOUT E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA BRASILEIRA

Autores

  • Luciana Luiz de Souza Universidade Federal de Campina Grande - Unidade Acadêmica de Psicologia
  • Aline Venceslau Vieira de Lima Universidade Federal de Campina Grande - Unidade Acadêmica de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e022007

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar os principais sintomas e/ou sinais de adoecimentos psíquicos/mental entre docentes de nível superior brasileiros, citados na produção acadêmico-científica dos últimos cinco anos (2013-2018) no Brasil. Realizou-se uma busca na base de dados ScIELO e LILACS utilizando os descritores em pares: “burnout AND docentes”, “burnout AND professores”, “estresse AND docentes” e “estresse AND professores”. A presente revisão sistemática (método PRISMA) possibilitou identificar que a sobrecarga laboral, a precarização das condições de trabalho e as relações socioprofissionais são os principais fatores geradores de adoecimento, estresse e esgotamento profissional no ambiente acadêmico. Consequentemente, esses fatores afetam as diferentes esferas da vida do trabalhador, os vínculos afetivos e sociais, limitando o tempo para o lazer e para o cuidado à saúde. Apesar do sofrimento presente no contexto de trabalho do docente universitário, viu-se que os profissionais conseguem vivenciar experiências de prazer e satisfação pelo trabalho. Ademais, espera-se que este estudo possa contribuir para o direcionamento de implementação de ações de prevenção e promoção saúde, e de estratégias de intervenção na saúde docente do ensino superior.

Biografia do Autor

Luciana Luiz de Souza, Universidade Federal de Campina Grande - Unidade Acadêmica de Psicologia

Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS, Unidade Acadêmica de Psicologia - UAPSI

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Aline Venceslau Vieira de Lima, Universidade Federal de Campina Grande - Unidade Acadêmica de Psicologia

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Publicado

2022-11-05

Como Citar

Luiz de Souza, L., & Venceslau Vieira de Lima, A. (2022). ESTRESSE OCUPACIONAL, SÍNDROME DE BURNOUT E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA BRASILEIRA. Trabalho (En)Cena, 7, e022007. https://doi.org/10.20873/2526-1487e022007

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa