Caminhos para universidade
Palavras-chave:
Educação superior. InclusãoResumo
A Cartilha é produto do Projeto de extensão Caminhos para Universidade que apresenta informações acerca das formas de ingresso e permanência no ensino superior público, a estudantes da rede básica de educação do Tocantins. O objetivo será de expor aos estudantes as políticas públicas de inclusão e estímulos a prosseguir nos estudos após a conclusão do ensino médio. Justifica-se essa iniciativa após a constatação de que muitos estudantes do Ensino médio das escolas públicas, no Tocantins não visualizam possibilidades socioeconômicas de cursar um ensino superior. Isto porque boa parte destes estudantes busca inserção rápida ao mercado de trabalho, como forma de alcançar melhoria na sua renda familiar.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em: 25 de setembro de 2019.
ENEM 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Disponível: https://enem.inep.gov.br/. Acessado em: 25 de setembro de 2019.
SGUISSARDI, V. Reforma universitária no Brasil – 1995-2006: precária trajetória e incerto futuro. Campinas, Educ. & Soc., v. 27, n. 96 - Especial, p. 1021-1056, out., 2006.
TRIGUEIRO, M. Durval, (1968). Expansão do ensino. Ensaios sobre educação e universidade. Organizadores Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero, Jader de Medeiros Brito. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
OLIVEIRA, J. F.; BITTAR, M. Ensino Superior noturno no Brasil: democratização do acesso, da permanência e da qualidade. In: CONGRESSO IBERO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 1. CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) 2016-2020. UFT. Disponível: https://ww2.uft.edu.br/pdi. Acessado em: 25 de setembro de 2019.