Ensino, tecnologia e saúde: Experiências na Amazônia Legal
Palavras-chave:
Inovação no ensino, Ensino e saúde, Educação na Amazônia legalResumo
Essa obra se constitui a partir de reflexões acerca de como a universidade pode contribuir no desenvolvimento e na transformação da sociedade. O “novo” mundo guiado por tecnologias e, portanto, deve estar próximo da sala de aula e para que isso aconteça é necessário que os profissionais se sensibilizem para e explorem adequadamente o seu uso, pois a inovação e os desafios da docência estão postos frente ao mundo liquido onde práticas ultrapassadas não tem mais espaço.
Referências
ASTÓTELES. Política – lib. VIII – CAP. 7, 1342 b. in ARISTÓTELES. Obras. Madrid: Aguilar, 1967, p. 1569.
BRAUERLEIN, Mark. The Dumbest Generation. HOW THE DIGITAL AGE STUPEFIES YOUNG AMERICANS AND JEOPARDIZES OUR FUTURE (OR, DON 'T TRUST ANYONE UNDER 30). EUA: Tarcher, 2008.
CAILLEZ, Jean-Charles. La Classe renversée. L’innovation pédagogique par le changement de posture. Paris: Ellipses, 2017.
CARAMORI, Giovanni Finoto e OLIVEIRA, Kleber Thiago de. Aromaticidade: evolução histórica do conceito e quantitativa. Quím. Nova [online]. 2009, vol.32, n.7, pp.1871-1884. ISSN 0100-4042. https://doi.org/10.1590/S0100-40422009000700034.
DEHAENE, Stanislas. Le Code de la Conscience. Paris: Odile Jacob, 2014.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Gofron, B. (2014). School in the Era of the Internet. Educ. Vol. 17, No. 1, 171-180.
HADAMARD, Jacques. Psicologia da invenção na matemática. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.
HARGREAVES, Andy. O ensino da sociedade do conhecimento – Educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MAFFESOLI, Michel. A República dos bons sentimentos. São Paulo: Iluminuras, 2009.
NIETZSCHE, F. W. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. Convenção Colli/Montinari: GM/GM.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Edições Loyola, 2003.
NIETZSCHE. A Gaia Ciência. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
PATY, Michel. A criação científica segundo Poincaré e Einstein. Estud. av. São Paulo, v. 15, n. 41, p. 157-192. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000100013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 23 de abril de 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000100013.
PÉPIN, Charles. As virtudes do fracasso. São Paulo: Estação Liberdade, 2018.
SIQUEIRA, Antônio Alves. Filosofia da Educação. Petrópolis: Vozes, 1942.