Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e sua Interface com as Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis na Região da Amazônia Legal
Caderno do Tutor
Palavras-chave:
Doenças Crônicas, Agravos, Agenda 2030, ODSResumo
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem a agenda de superação de situações e contextos nocivos ao bem-estar dos povos do mundo. Os 17 objetivos propostos recortam grandes problemas que a sociedade atual provoca e, ao mesmo tempo, tentam impedir seus impactos na vida das pessoas.
No Brasil, um dos esforços desenvolvidos pelo Ministério da Saúde para cumprir as metas pactuadas é a interiorização dos ODS, na perspectiva de governos e sociedade civil transversalizarem os objetivos nas discussões, políticas e programas de saúde a serem implementados até 2030.
Este caderno é um guia para a condução da formação de trabalhadores da saúde e da sociedade civil na agenda dos ODS. Foi elaborado para implementação do projeto Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto à Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis das secretarias estaduais de saúde e de municípios adjacentes às regiões de saúde das capitais, dos estados de Tocantins, Pará, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá, sob a coordenação das Universidades Federais do Tocantins e do Acre e com o apoio das universidades federais dos estados envolvidos, das secretarias estaduais de saúde e de colaboradores da Coordenação Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
O objetivo deste material é apoiar o processo formativo que está descrito no caderno do cursista, acrescido de orientações para abordagem do conhecimento e da condução metodológica das atividades propostas.
Os recursos didático-pedagógicos utilizados para facilitar, acrescentar e dinamizar a leitura do caderno do cursista e a formação são apresentados aquinconforme as funções que assumem no material. Nesse sentido, pedimos atenção especial aos detalhes de uso e aproveitamento desses recursos para promover onmelhor aprendizado.
Lembre-se de que o curso está baseado na metodologia ativa de abordagem do conhecimento, na qual a experiência do cursista é central na construção do aprendizado. A oportunidade de interação e contribuição durante a formação deve ser garantida e fomentada como estratégia para o sucesso da formação.
Desejamos uma ótima leitura e aproveitamento dos conteúdos e apontamentos apresentados neste caderno.
Referências
.
Publicado
Como Citar
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.