Estado, Política Social e Territórios

Reflexões sobre a pandemia

Autores

  • Vanda Micheli Burginski Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Estado. Política Social. Territórios

Resumo

O trabalho que aqui apresentamos em forma de livro, nasceu do desejo e do esforço coletivo dos grupos de pesquisa CIPÓSS (Grupo de Estudos e Pesquisas Cidadania, Política Social e Serviço Social; TEMPOSS (Grupo de Estudos e Pesquisas Territórios, Movimentos Sociais, Política e Serviço Social)[1] e do GEPOSS (Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Estado, Política Social e Serviço Social)[2], em compartilhar a partir de uma perspectiva crítica e de totalidade, o momento de crise política e sanitária vivenciada no Brasil e no mundo.

O momento atual, desconhecido, até então, por nós, implica em uma série de sentimentos e reações. Assim, à medida que a pandemia causada pela Covid-19 foi avançando a vontade de sistematizar pensamentos e estudos que evidenciassem os impactos no trabalho, nas políticas sociais, no cotidiano das pessoas e as mudanças nas relações sociais, foi tomando corpo e se constitui no livro intitulado:  Estado, Política Social e Territórios: reflexões sobre a pandemia da Covid–19.

Trata-se de uma construção coletiva que reúne um conjunto de textos articulados e recheados de reflexões críticas acerca da conjuntura; das políticas sociais; da universidade; das relações de trabalho, dentre outros e que refletem o cenário de crise sanitária e política que atravessa o Brasil. Estes textos são resultados de investigações realizadas por pesquisadores e estudiosos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); da Universidade Federal do Tocantins (UFT); da Universidade Federal de Sergipe (UFS); da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Em um cenário de ataque as Universidades públicas, ataque a ciência, sabotagem as medidas de proteção sanitárias tão importantes para impedir os elevados números de mortes diárias no Brasil, é fundamental reafirmar que as Instituições Públicas de Ensino Superior pulsam, sobrevivem, criam, produzem conhecimento e sobretudo salvam vidas.

Com este trabalho queremos seguir com o nosso papel de resistência ao obscurantismo e ao autoritarismo, queremos seguir valorizando e afirmando a vida e a democracia, queremos seguir sonhando mais um sonho impossível, lutar, vencer, resistir, carregadas de diversidade, história e arte.

 

[1] Os Grupos de pesquisa CIPÓSS e TEMPOSS são vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Territórios da UFRB

[2] O GEPOSS é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFT. 

Referências

CARVALHO, L. Curto-circuito: o vírus e a volta do Estado. São Paulo: Todavia, 2020.

CASTELLS, Manuel. Tempo de vírus. Revista IHU (on line). Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/597516-tempo-de-virus-artigo-de-manuel-castells Acesso em 27/03/2020.

JESSOP, B. O Estado, o Poder, o Socialismo de Poulantzas como um Clássico Moderno. Revista Sociologia e Política. v. 17, n°. 33, p. 131-144, jun. 2009.
LIMA, Márcia. O “novo normal” e os velhos padrões. Folha de São Paulo. 08/09/202, p. a2. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2020/09/o-novo-normal-e-os-velhos-padroes.shtml Acesso em 09/09/2020.
MOLLO, M. D. L. R. A concepção marxista de Estado: considerações sobre antigos debates com novas perspectivas. Revista Economia (ANPEC). V. 2, n°. 2, p. 347-389, 2001.
MOUNK, Yascha. Mundo pós-vírus será diferente, mas longe de ser irreconhecível. Folha de São Paulo, 18/05/2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/yascha-mounk/2020/05/mundo-pos-virus-sera-diferente-mas-longe-de-ser-irreconhecivel.shtml Acesso em 25/06/2020.
PIRES, E. L. S. A Espacialidade do Desenvolvimento Brasileiro em Questão. Geografia. V. 44, n°. 1, p. 57-88, janeiro a junho, 2019.
POULANTZAS, N. O estado, o poder e o socialismo. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1980.
SOUZA, M. de. Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar onde quiser. São Paulo: Ed. Autêntica Business, 2020
TORRE, André. Covid-19 et proximités: sous la distance physique, les liens sociaux. Magazine de Sciences Humaines et Sociales. Publié 30/06/2020. Mis à Jour 29/06/2020. Disponível em: https://sms.hypotheses.org/25219 Acesso em 27/03/2020.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Como Citar

Burginski, V. M. (2021). Estado, Política Social e Territórios: Reflexões sobre a pandemia. Portal De Livros Da Editora, 1(1), 183. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/12030

Edição

Seção

Coletânea Selo Editorial PPG