MÉTODOS DE ANÁLISE, PLANEJAMENTO E PROJETO DA PAISAGEM NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.07Palavras-chave:
planejamento e projeto da paisagem, unidades de paisagem, ordenamento territorialResumo
O artigo tem como objetivo apresentar a abordagem do ensino de paisagem no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, campus Cachoeira do Sul/RS, com foco na disciplina de Projeto Urbano e da Paisagem III. A disciplina tem como fundamentação teórica obras expoentes do campo de estudo da paisagem, que dão suporte para os eixos principais de análise, planejamento e proposição. O eixo analítico é aportado pelo rigor metodológico e processual multifacetado que integra análises quantitativas e qualitativas da paisagem em macroescala, referente ao município e região, e em mesoescala, referente a unidade de paisagem, permitindo uma compreensão detalhada das características e dinâmicas do território. O eixo prático contempla o planejamento da paisagem com o delineamento de estratégias e ações prioritárias que amparam as definições projetuais para a unidade de paisagem, assegurando que as propostas estejam alinhadas ao contexto local. Os resultados mostram que a combinação entre teoria e prática contribui para a sensibilização dos estudantes diante de contextos reais e para uma visão articulada da paisagem urbana e rural como um sistema integrado, entendendo a paisagem como um importante recurso de ordenamento do território para promover a coexistência dos interesses econômicos, sociais, ambientais e ecológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Michelle Campos Morais, Raquel Weiss

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
