MÉTODOS DE ANÁLISE, PLANEJAMENTO E PROJETO DA PAISAGEM NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.07

Palavras-chave:

planejamento e projeto da paisagem, unidades de paisagem, ordenamento territorial

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar a abordagem do ensino de paisagem no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, campus Cachoeira do Sul/RS, com foco na disciplina de Projeto Urbano e da Paisagem III. A disciplina tem como fundamentação teórica obras expoentes do campo de estudo da paisagem, que dão suporte para os eixos principais de análise, planejamento e proposição. O eixo analítico é aportado pelo rigor metodológico e processual multifacetado que integra análises quantitativas e qualitativas da paisagem em macroescala, referente ao município e região, e em mesoescala, referente a unidade de paisagem, permitindo uma compreensão detalhada das características e dinâmicas do território. O eixo prático contempla o planejamento da paisagem com o delineamento de estratégias e ações prioritárias que amparam as definições projetuais para a unidade de paisagem, assegurando que as propostas estejam alinhadas ao contexto local. Os resultados mostram que a combinação entre teoria e prática contribui para a sensibilização dos estudantes diante de contextos reais e para uma visão articulada da paisagem urbana e rural como um sistema integrado, entendendo a paisagem como um importante recurso de ordenamento do território para promover a coexistência dos interesses econômicos, sociais, ambientais e ecológicos.

Biografia do Autor

Michelle Campos Morais, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

Raquel Weiss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

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Publicado

2025-04-29

Como Citar

Campos Morais, M., & Weiss, R. (2025). MÉTODOS DE ANÁLISE, PLANEJAMENTO E PROJETO DA PAISAGEM NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(2). https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.07

Edição

Seção

ENEPEA 2024

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