IMPACTO DAS AÇÕES DO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA NA RESOLUTIVIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_jul_13248Resumo
Núcleo Ampliado de Saúde da Família foi instituído em 2008, com o objetivo de ampliar o escopo das Equipes de Saúde da Família na rede de serviços de saúde. O objetivo foi avaliar o impacto das ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, desde sua implantação até o ano de 2017. Trata-se de estudo documental de série histórica, quantitativo e de abordagem analítica. Foi realizada em Foz do Iguaçu-PR, nas dependências da Vigilância Epidemiológica e outros pontos das Redes de Atenção em Saúde do município, sendo estes: Diretoria de Atenção Básica, Diretoria de Atenção Especializada e Unidades Básicas de Saúde. Foram sujeitos do estudo usuários do Sistema Único de Saúde de Foz do Iguaçu. Das Unidades Básicas de Saúde analisadas 42,56% contavam com atendimento do Núcleo Ampliado de Saúde da Família enquanto 57,14% não; a média de encaminhamentos realizados pelas unidades sem Núcleo Ampliado de Saúde da Família ao longo deste período foi de 66,11%, enquanto nas unidades com foi de 36.94%. Existe uma diferença estatisticamente considerável entre os encaminhamentos de unidades com e sem Núcleo Ampliado de Saúde da Família dentro do mesmo distrito sanitário, apontando para uma influência positiva da equipe multiprofissional na resolutividade da Atenção Primária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Alexsandro de Araújo Nascimento, Rafaelly Gomes Vieira, João Luis Barp de Souza, Caique Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.