AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CARDÁPIOS OFERTADOS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO INDUSTRIAIS DO OESTE DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao7Resumo
Objetivou-se com o presente estudo avaliar qualitativamente os cardápios de Serviços de Alimentação industriais do Oeste da Bahia. Esta pesquisa trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo realizado em duas unidades industriais localizadas no Oeste da Bahia, onde foram avaliados 60 cardápios ofertados no almoço de duas unidades (A e B) durante 30 dias de estudo. Utilizou-se como ferramenta o método de Avaliação Qualitativa de Preparações do Cardápio, sendo avaliados os aspectos negativos e positivos e classificados como péssimo, ruim, regular, bom e ótimo. No que diz respeito aos resultados, identificou-se uma boa oferta de frutas na maioria dos dias avaliados, com classificação entre ótimo e regular e a oferta de folhosos entre ótimo e bom, alcançando o preconizado pelo Programa da Alimentação do Trabalhador (PAT). Sendo que a oferta de frituras foi classificada como ruim e péssimo, e carnes gordurosas como ruim em ambas unidades. Outros aspectos de destaque foram a oferta de alimentos ricos em enxofre (péssimo), de doces (péssimo e regular) e doces associados a frituras (ruim e regular). Um aspecto positivo observado foi a reduzida repetição de alimentos e a disposição das cores dos cardápios que foi considerada colorida, embora tenha se observado em alguns dias a prevalência de alimentos com cor branca. Observou-se também que os cardápios das unidades industriais avaliadas apresentaram pontos positivos e negativos, sendo importante a utilização do método aplicado nesse estudo para auxiliar no processo de planejamento dos cardápios a fim de minimizar inadequações. Ressalta-se ainda a importância do nutricionista na adequação dos cardápios nas indústrias, a fim de promover uma alimentação equilibrada aos trabalhadores e maior qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-12-19 (2)
- 2025-12-19 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Larissa Kauly Rosa Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
