GEOSPATIAL ANALYSIS OF THE DYNAMICS OF EUCALYPTUS PLANTING FOR ENERGY PURPOSES IN THE NORTH OF STATE OF TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/Agroenergia_2024_v11_n7_10Resumo
No Estado do Tocantins desde 2007, houve uma intensificação da silvicultura, em especial o eucalipto, com observância à região do Bico do Papagaio, para fins de produção carvão vegetal como biorredutor renovável, insumo do setor
siderúrgico. Este estudo teve como objetivo analisar a dinâmica das áreas de cultivo de eucalipto, na região do Bico do Papagaio, nos anos de 2006 e 2019, por meio de técnicas de geoprocessamento. Foram realizadas a análise de aspectos
físicos, estratégicos e potencialidades para a produção de eucalipto na região. Observou-se uma dinâmica de crescimento significativa da cultura, de 2006 e 2019, especialmente nos municípios de São Bento e Araguatins. Constatou-se
o predomínio do relevo suave, o que favorece à mecanização da cultura. Observou-se uma maior predominância de Neossolos Quartzarênicos nas áreas com produção de eucalipto, o que exige um manejo adequado da cultura, devido à sua baixa fertilidade natural, aliada à deficiência hídrica. Há o predomínio da classe de aptidão climática “marginal”, possibilitando seu desenvolvimento, porém deve-se considerar o uso de técnicas e manejos adequados a cada realidade local. A região apresenta logística de transporte e localização estratégica favorável devido à proximidade dos polos siderúrgicos, para atender as demandas de carvão vegetal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Flávia Oliveira dos Santos Lustosa, Eduardo Quirino Pereira, Erich Collicchio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.