UMA ANÁLISE DAS DISPUTAS EM TORNO DO ATERRO BANDEIRANTES (SÃO PAULO-SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.09

Palavras-chave:

impacto socioambiental, paisagem, aterro sanitário, processo decisório

Resumo

Este artigo apresenta as disputas em torno do Aterro Bandeirantes, localizado no distrito de Perus, na região noroeste do município de São Paulo (Brasil). Os impactos provocados pela alocação deste aterro sanitário envolvem tanto questões ambientais, como a contaminação do solo e de cursos d’água e alterações ecossistêmicas, quanto sociais, com prejuízos à qualidade de vida e mudanças nas práticas e vivências locais. Esta investigação problematiza os processos decisórios que contribuíram para transformações na paisagem durante e após o funcionamento do aterro, com base em análises documentais e jornalísticas. Espera-se, com isso, visibilizar assimetrias no processo decisório e as consequências socioambientais em torno deste passivo ambiental, os quais devem ser ponderados no planejamento urbano e em ações futuras no território.

Biografia do Autor

Yasmin Anefalos de Oliveira, Universidade de São Paulo

Arquiteta e Urbanista (FAU-UFRJ com intercâmbio acadêmico na Universidade Técnica de Munique), Mestre em Urbanismo (PROURB-UFRJ), Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPGAU-USP) e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Paisagem (NEP-FAU-USP) e do projeto CNPq "Processos de Urbanização e Configuração das Paisagens do Centro-Oeste Paulista e suas Redes Territoriais".

Euler Sandeville Junior, Universidade de São Paulo

Arquiteto e Urbanista (PUC-Campinas) com Pós-Graduação em Ecologia (USTJ), Mestrado, Doutorado e Livre Docência em Arquitetura e Urbanismo (USP). Professor Sênior Livre Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPGAU-USP), Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP) e coordenador do Núcleo de Estudos da Paisagem (NEP-FAU-USP) e do projeto CNPq "Processos de Urbanização e Configuração das Paisagens do Centro-Oeste Paulista e suas Redes Territoriais".

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Anefalos de Oliveira, Y., & Sandeville Junior, E. (2025). UMA ANÁLISE DAS DISPUTAS EM TORNO DO ATERRO BANDEIRANTES (SÃO PAULO-SP). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(2). https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.09

Edição

Seção

ENEPEA 2024