PROSPECÇÃO DE COMPOSTOS FITOQUÍMICOS EM FOLHAS E FRUTOS DO TATURUBÁ (POUTERIA MACROPHYLLA (LAM.) EYMA)
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21131Resumo
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, conhecida pela diversidade de sua flora, com inúmeras árvores endêmicas que fornecem alimento e fonte de renda para as populações locais. Entre as espécies de frutos originários da Amazônia está a Pouteria macrophylla (Lam.) Eyma, popularmente conhecida como taturubá, destacada por seu elevado valor nutricional e compostos bioativos com propriedades antioxidantes. Este estudo teve como objetivo analisar os compostos fitoquímicos presentes no taturubá, utilizando testes qualitativos, e realizar análises físico-químicas nas porções de semente, folha, casca+polpa. Os testes qualitativos identificaram a presença de açúcares redutores, fenóis, taninos e antraquinonas na casca+polpa. Nas sementes, foram detectados polissacarídeos, açúcares redutores e alcaloides, enquanto nas folhas observou-se a presença de fenóis, alcaloides, esteroides e triterpenoides. Já as análises físico-químicas indicaram pH de 5,22 para a casca e polpa, 5,74 para as sementes e 6,31 para as folhas. A acidez titulável variou entre 1,01% na polpa, 0,66% nas sementes e 0,78% nas folhas, indicando tendência a pH neutro com leve acidez. Os fitoquímicos encontrados no taturubá são reconhecidos por suas propriedades antioxidantes, protegendo células saudáveis contra danos de radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças. Além disso, apresentam efeitos farmacológicos, como ação anti-inflamatória, antimicrobiana e gastrointestinal. Esses compostos têm grande potencial para aplicação nas indústrias alimentícia e farmacêutica, além de serem uma excelente opção de terapia tradicional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vitória Cristian Carneiro Santos, Gabriela Fonsêca Leal, Glêndara Aparecida de Souza Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.