Cidades sustentáveis e Escolas sustentáveis: projeto coletivo inter/transdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p188Palabras clave:
cidades sustentáveis, escolas sustentáveis, resíduos sólidosResumen
O presente artigo apresenta o relato da experiência inter/transdisciplinar desenvolvido pela equipe de professores do quarto ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, desenvolvido coletivamente no ano letivo de 2014. O projeto Cidades Sustentáveis, Inhumas Sustentável e Escolas Sustentáveis foi organizado na perspectiva de projeto de trabalho (HERNÁNDEZ, 1998), com organização interdisciplinar (JAPIASSU, 2003) e transdisciplinar (NICOLESCU, 1999; MORAES, 2008; SUANNO, 2013, 2014) para pensar complexo sobre cidades sustentáveis (ONU Habitat, 2014; Carta de Medellin, 2014; Programa Cidades Sustentáveis/MEC, 2014; Programa Escolas Sustentáveis/MEC, 2013; Observatório das Metrópoles, 2014), tendo na reflexão um olhar ecossistêmico, complexo e fenomenológico.
Palavras-chave: cidades sustentáveis, escolas sustentáveis, resíduos sólidos
ABSTRACT
This article presents the experience inter/transdisciplinary of a team teachers developed collectively by the fourth year of Pedagogy course, of the State University of Goiás, Campus Inhumas, developed in academic year of 2014. The Sustainable Cities and Sustainable Schools Project was organized in the context of work project (HERNÁNDEZ, 1998), interdisciplinary organization (JAPIASSU, 2003) and transdisciplinarity look (NICOLESCU, 1999; Moraes, 2008; Suanno, 2013, 2014) for complex thinking about sustainable cities (UN Habitat, 2014 ; Letter of Medellin, 2014; Sustainable Cities/MEC Program, 2014; Sustainable Schools/MEC Program, 2013; Metropolis Observatory, 2014), taking an ecosystem reflection, complex and phenomenological.
Keywords: sustainable cities, sustainable schools, solid wastes
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