INOVAÇÕES AMBIENTAIS NA INDÚSTRIA DE MINÉRIO DE FERRO: PERSPECTIVA DE ENERGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DossieGov.Sust_9

Resumo

Como o setor de mineração é intensivo no consumo de energia, os recursos renováveis, apresentam-se como soluções para desafios energéticos presentes na indústria de mineração. Apesar da difusão e a adoção de inovações tecnológicas serem uma alternativa para lidar com os desafios energéticos, sua aplicação ainda enfrenta dificuldades devido a complexidades e resultados a longo prazo. O objetivo do estudo é analisar a difusão e a adoção de inovações ambientais relacionadas às energias renováveis no setor de minério de ferro brasileiro. Essa pesquisa utilizou uma abordagem metodológica qualitativa, por meio do método de estudo de casos múltiplos, com instrumento de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas e documentos públicos. Como contribuição apresentam-se: os aspectos ambientais e operacionais do setor de minério de ferro; potenciais tecnologias de energias renováveis utilizadas no setor de mineração de ferro; e orientação para gestores da área de sustentabilidade, assim como criadores de políticas públicas do tema. As principais estratégias utilizadas pelo setor são: eficiência energética e descarbonização de energia. Porém, as tecnologias de eficiência energética e iniciativas ambientais para mitigação das emissões de GEE ainda são equacionadas entre incertezas dos riscos de investimentos e benefícios ambientais diretos e indiretos.

Biografia do Autor

Maria Tereza Saraiva de Souza, Centro Universitário FEI

Doutora (2000) e Mestre (1993) em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV; Especialista em Administração, Análise Organizacional, pela EBAPE/DF (1989); Bacharel em Administração pela UNA/MG (1986). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/FEI (deste 2021) e docente do PPGA (Conceito 5) e da graduação do Centro Universitário FEI (desde 2013), onde desenvolve pesquisa, orienta dissertações e teses, totalizando 30 orientações concluídas de mestrado e doutorado vinculadas aos seus projetos de pesquisa. Foi professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA (2003 a 2013) da Universidade Nove de Julho (Conceito 6), onde ministrou as disciplinas Organizações Sustentáveis e Gestão Ambiental. Atuou como docente na ESPM (1997 a 2003) nas seguintes disciplinas na graduação: Teoria das Organizações, Administração para Publicidade e Propaganda, Poder nas Organizações, Metodologia de Plano de Negócio, Orientação de TCC e Iniciação Científica. Trabalhou na gestão acadêmica, como: Diretora Adjunta do Departamento de Ciências Gerenciais na gestão dos cursos de Administração e Habilitações (Marketing, Comércio Exterior e Hotelaria), Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Turismo e Secretariado Executivo da Universidade Nove de Julho (2002 a 2006); Chefe de Departamento e Coordenadora do curso de Administração da Universidade Ibirapuera (1993 a 2002). Foi Editora (2011 a 2013), Editora Adjunta (2014 a 2018) e, atualmente, é Membro do Conselho Editorial (desde 2019) da Revista Gestão Social e Ambiental - RGSA (A3). Desde 2011 é avaliadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e revisora dos principais periódicos e congressos da área. Foi Líder do tema Ecoinovação (2019 a 2021), foi Líder dos temas Inovação Sustentável (2018), da divisão ITE, do tema Cadeias Sustentáveis (2011 a 2014) da divisão GOL do Enanpad. Foi Coordenadora da área Sustentabilidade das Operações do Simpoi/FGV (2009 a 2013), Coordenadora Adjunta da área Gestão da Sustentabilidade do Enangrad (2011 a 2015), Membro da Comissão Científica e Organizadora do Engema (2011 e 2012). É Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, "Economia Circular, Ecoinovação e Cadeias Sustentáveis", atua com os seguintes temas de pesquisa: Economia Circular, Cadeia de Suprimentos Verdes, Gestão de Resíduos Sólidos, Tecnologias de Rastreamento em Cadeias Reversas, Disclosure Ambiental, Environmental, Social and Governance (ESG); Compras Públicas Sustentáveis, Ecoeficiência, Adaptação às Mudanças Climáticas, Tecnologias Limpas, Negócios Circulares e Sustentáveis, Inovação Ambiental, entre outros.

Luciana Soares da Silva, Faculdades integradas Campos Salles - FICS

Mestre em Administração de Empresas pela Instituição FEI/SP na área de Inovação e Sustentabilidade (conclusão 2020). MBA Gestão de Franquias FIA/ABF(conclusão prevista 12/2023). Pós graduada na área de Direito Público com ênfase em Gestão Pública (2017). Graduação em Administração com ênfase em Gestão de Negócio pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009) e Graduação em Direito pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2010), com aprovação no Exame de Ordem. Atua na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos desde 2013, no cargo de Analista de Correios Jr. (Administradora) nas atividades de gestão de franquias e contratos na Gerência de Atendimento/SP Metropolitana, área de suporte às unidades de atendimento aos clientes, bem como, experiência em atividades de Administração de Empresas, Planejamento, Marketing e Gestão de Vendas. Atuou no setor bancário (2009 a 2013) na área de Atendimento ao Consumidor e os Órgãos de Defesa (Procon, BACEN e Canais Internos). Representantes Institucional do CRA-SP e Docente de Ensino Superior desde 2017 na Faculdades Integradas Campos Salles, disciplinas já ministradas: nos ramos de Ética Responsabilidade Social e Sustentabilidade; Administração: princípios, fundamentos e sistemas; Marketing; Digital, Serviço; Comércio Eletrônico e Aplicativos, Marcas, entre outros no segmentos; Orientadora de Projeto Integrador(TCC). Intercâmbio nos Estados Unidos da América e Espanha organizada pela YMCA/ACM, nos anos de 2008 e 2007 respectivamente.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Paiva Apolinario, R. H., Saraiva de Souza, M. T., & Soares da Silva, L. (2023). INOVAÇÕES AMBIENTAIS NA INDÚSTRIA DE MINÉRIO DE FERRO: PERSPECTIVA DE ENERGIAS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 4). https://doi.org/10.20873/DossieGov.Sust_9