PARTILHANDO SABERES: MAPEAMENTO DA OFERTA DO ENSINO DE TEATRO E DO PERFIL DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA EM PALMAS – TOCANTINS

  • Roseli Bodnar PUCRS/UFT
  • Ana Paola Cavalcanti Marinho, Br Universidade Federal do Tocantins
  • Amanda Gomes Brito, Br Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, intitulada Partilhando saberes: mapeamento da oferta do ensino de teatro e do perfil dos professores nas escolas da rede pública em Palmas – Tocantins (TO), desenvolvida no âmbito da Universidade Federal do Tocantins - UFT, no período de 2016/2017. A pesquisa teve como objetivo mapear a oferta do ensino de teatro e traçar o perfil profissional dos docentes que atuam na disciplina de teatro nas escolas da rede pública em Palmas – TO. A finalidade do mapeamento foi conhecer a realidade local, com relação ao ensino da linguagem teatral, bem como refletir sobre os impactos ou mudanças ocorridas após as alterações na LDB 9.394/96, nos anos de 2016/2017. Para tal, foram aplicados dois instrumentos de pesquisa, um aos gestores responsáveis pela distribuição de aulas e/ou contratação de professores na Secretaria Municipal da Educação do Município de Palmas – SEMED e outro aplicado aos docentes que atuam na disciplina de teatro. Após esse mapeamento foi possível constatar que o número de professores com formação na área de Artes não é suficiente para suprir a demanda das escolas de tempo integral e das escolas de tempo parcial no município de Palmas. Ainda, verificou-se que há professores atuando fora de sua área de formação e que desejam cursar uma segunda licenciatura na área de Artes. Portanto, há demanda para novas licenciaturas em Música, Dança e Artes Visuais, na cidade de Palmas – TO.

Palavras-chave: Ensino de teatro; Perfil profissional de professores de teatro; Palmas - TO.

Biografia do Autor

Ana Paola Cavalcanti Marinho, Br, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do Curso de Licenciatura em Teatro, Câmpus de Palmas – Universidade Federal do Tocantins – UFT. Palmas - TO, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino das Artes no Estado do Tocantins.

Amanda Gomes Brito, Br, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do Curso de Licenciatura em Teatro, Câmpus de Palmas – Universidade Federal do Tocantins – UFT. Palmas - TO, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino das Artes no Estado do Tocantins.

Referências

BRASIL. (1961) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 4.024/1961, de 20 de dezembro de 1961.
BRASIL. (1971) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 5.692/ 1971, de 11 de agosto de 1971.
BRASIL. (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. (2008). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 11.769, 18 agosto de 2008.
BRASIL. (2016) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 13.278/2016, 03 de abril de 2016.
BRASIL. (2017) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 13.415, 16 de fevereiro de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. PCN: arte. (Educação fundamental – primeira a quarta série). Brasília, 1997.
Câmara dos Deputados: Educação e Cultura. Educação aprova dança e teatro como disciplinas obrigatórias do ensino básico. Disponível em:http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/456284-EDUCACAO-APROVA-DANCA-E-TEATRO-COMO-DISCIPLINAS-OBRIGATORIAS-DO-ENSINO-BASICO.html.
RODRIGUES, M. Antes X depois Reforma do Ensino Médio: o que muda na LDB com a medida provisória do MEC. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/temer-apresenta-medida-provisoria-da-reforma-do-ensino-medio-veja-destaques.ghtml?utm_campaingn=rc_blogpost
Publicado
2018-10-31
Como Citar
Bodnar, R., Marinho, A. P., & Brito, A. (2018). PARTILHANDO SABERES: MAPEAMENTO DA OFERTA DO ENSINO DE TEATRO E DO PERFIL DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA EM PALMAS – TOCANTINS. DESAFIOS, 5(Especial), 140-150. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp140