PARTILHANDO SABERES: MAPEAMENTO DA OFERTA DO ENSINO DE TEATRO E DO PERFIL DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA EM PALMAS – TOCANTINS

Autores

  • Roseli Bodnar PUCRS/UFT
  • Ana Paola Cavalcanti Marinho, Br Universidade Federal do Tocantins
  • Amanda Gomes Brito, Br Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp140

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, intitulada Partilhando saberes: mapeamento da oferta do ensino de teatro e do perfil dos professores nas escolas da rede pública em Palmas – Tocantins (TO), desenvolvida no âmbito da Universidade Federal do Tocantins - UFT, no período de 2016/2017. A pesquisa teve como objetivo mapear a oferta do ensino de teatro e traçar o perfil profissional dos docentes que atuam na disciplina de teatro nas escolas da rede pública em Palmas – TO. A finalidade do mapeamento foi conhecer a realidade local, com relação ao ensino da linguagem teatral, bem como refletir sobre os impactos ou mudanças ocorridas após as alterações na LDB 9.394/96, nos anos de 2016/2017. Para tal, foram aplicados dois instrumentos de pesquisa, um aos gestores responsáveis pela distribuição de aulas e/ou contratação de professores na Secretaria Municipal da Educação do Município de Palmas – SEMED e outro aplicado aos docentes que atuam na disciplina de teatro. Após esse mapeamento foi possível constatar que o número de professores com formação na área de Artes não é suficiente para suprir a demanda das escolas de tempo integral e das escolas de tempo parcial no município de Palmas. Ainda, verificou-se que há professores atuando fora de sua área de formação e que desejam cursar uma segunda licenciatura na área de Artes. Portanto, há demanda para novas licenciaturas em Música, Dança e Artes Visuais, na cidade de Palmas – TO.

Palavras-chave: Ensino de teatro; Perfil profissional de professores de teatro; Palmas - TO.

Biografia do Autor

Ana Paola Cavalcanti Marinho, Br, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do Curso de Licenciatura em Teatro, Câmpus de Palmas – Universidade Federal do Tocantins – UFT. Palmas - TO, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino das Artes no Estado do Tocantins.

Amanda Gomes Brito, Br, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do Curso de Licenciatura em Teatro, Câmpus de Palmas – Universidade Federal do Tocantins – UFT. Palmas - TO, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino das Artes no Estado do Tocantins.

Referências

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Bodnar, R., Marinho, A. P. C., & Brito, A. G. (2018). PARTILHANDO SABERES: MAPEAMENTO DA OFERTA DO ENSINO DE TEATRO E DO PERFIL DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA EM PALMAS – TOCANTINS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 5(Especial), 140–150. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp140