PARTILHANDO SABERES: MAPEAMENTO DA OFERTA DO ENSINO DE TEATRO E DO PERFIL DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA EM PALMAS – TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp140Resumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, intitulada Partilhando saberes: mapeamento da oferta do ensino de teatro e do perfil dos professores nas escolas da rede pública em Palmas – Tocantins (TO), desenvolvida no âmbito da Universidade Federal do Tocantins - UFT, no período de 2016/2017. A pesquisa teve como objetivo mapear a oferta do ensino de teatro e traçar o perfil profissional dos docentes que atuam na disciplina de teatro nas escolas da rede pública em Palmas – TO. A finalidade do mapeamento foi conhecer a realidade local, com relação ao ensino da linguagem teatral, bem como refletir sobre os impactos ou mudanças ocorridas após as alterações na LDB 9.394/96, nos anos de 2016/2017. Para tal, foram aplicados dois instrumentos de pesquisa, um aos gestores responsáveis pela distribuição de aulas e/ou contratação de professores na Secretaria Municipal da Educação do Município de Palmas – SEMED e outro aplicado aos docentes que atuam na disciplina de teatro. Após esse mapeamento foi possível constatar que o número de professores com formação na área de Artes não é suficiente para suprir a demanda das escolas de tempo integral e das escolas de tempo parcial no município de Palmas. Ainda, verificou-se que há professores atuando fora de sua área de formação e que desejam cursar uma segunda licenciatura na área de Artes. Portanto, há demanda para novas licenciaturas em Música, Dança e Artes Visuais, na cidade de Palmas – TO.
Palavras-chave: Ensino de teatro; Perfil profissional de professores de teatro; Palmas - TO.
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