PERCEPÇÃO SOBRE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) DOS AGENTES DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_abr_19935%20Resumo
Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou PANC, são plantas exóticas, nativas, silvestres, espontâneas ou cultivadas, que possuem uma ou mais partes que podem ser consumidas na alimentação humana, porém não são de uso comum, corriqueiro, ou foram substituídas por espécies de importância econômica. Essas espécies têm seu potencial alimentício desconhecido, subutilizado ou negligenciado, e algumas são chamadas de matos, daninhas e invasoras. Esta abordagem teve como objetivo avaliar o conhecimento e a utilização das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) em escolas públicas da Região Metropolitana de São Luís, Maranhão. Participaram os agentes da alimentação escolar de duas escolas pertencentes ao município de Raposa, e duas pertencentes à capital São Luís. Para a coleta de dados, utilizou-se o instrumento questionário com perguntas abertas. Os resultados demonstraram que agentes de alimentação escolar das escolas consultadas apresentam certo nível de conhecimento sobre PANC, porém foi observada uma nítida dificuldade em conceituá-las e diferenciá-las satisfatoriamente de outras plantas convencionais. A vinagreira, o maxixo e o joão-gomes são as principais PANC utilizadas na merenda das escolas consultadas. Ficou explícito que há a necessidade de um número maior de abordagens que possam analisar a viabilidade da inserção de outras PANC na merenda escolar das escolas maranhenses para incentivar a popularização das PANC e sua consequente utilização na alimentação nas escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luina Santos Serra Freire, Luana da Silva Viana, Khey Albert Azevedo Fontes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.