Diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil-RCC no município de Palmas-TO com foco nas ações públicas
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v2n2p221Palavras-chave:
Construção Civil, Gerenciamento de Resíduos, Entulho, RCCResumo
Este artigo científico aborda o tema dos resíduos sólidos da construção Civil, com foco nas políticas públicas adotadas pelo município de Palmas – TO, para o atendimento da Lei nº 12.305 de 02 de Agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos pode reduzir problemas desde a geração dos RCC – Resíduos Sólidos da Construção Civil, bem como o transporte, tratamentos e disposição final. Com a avaliação do andamento da implantação da política nacional no município de Palmas, percebeu-se que o Plano existe e esta sendo colocado em prática seguindo as recomendações do desenvolvimento sustentável e respeitando a política vigente. A metodologia utilizada é a exploratória descritiva, a partir de pesquisa bibliográfica e documental.
Palavras-Chave: Construção Civil, Gerenciamento de Resíduos, Entulho, RCC.
ABSTRACT
This paper scientific discusses the theme solid waste of construction , with a focus at the public policies adopted by the municipality of Palmas-TO, for the attendance of law No. 12,305 of August 2, 2010, establishing the national solid waste policy. The deployment of the management solid waste plan can reduce problems since the generation of RCC – solid waste of construction civil, as well as carriage, treatments and end disposal.
With the assessment of progress of the implementation of the national policy in the municipality of Palmas, it was noticed that the plan exists and is being placed into practice by following the recommendations of the sustainable development and respecting the existing policy. The methodology used is the exploratory descriptive, from bibliographical research and documentary.
Keywords: construction, management waste, rubbish, RCC
Referências
BIDONE, Francisco Ricardo Andrade. Resíduos Sólidos provenientes de coletas especiais: Eliminação e Valorização. Porto Alegre-RS: Prosab, 2001. 218p. 2v.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. O Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA RESOLUÇÃO nº 307. Brasília-DF, 2002.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. O Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA RESOLUÇÃO nº 348. Brasília-DF, 2004.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. O Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA RESOLUÇÃO nº 431. Brasília-DF, 2011.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. O Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA RESOLUÇÃO nº 448. Brasília-DF, 2012.
BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de Agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JADOVSKI, Iuri. Diretrizes técnicas e econômicas para usinas de reciclagem de resíduos de construção e demolição. 2005. Dissertação (mestrado profissional). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia. Porto Alegre-RS.
JOHN, V. M.; ANGULO, S. C. AGOPYAN, V. Sobre a necessidade de metodologia de pesquisa e desenvolvimento para reciclagem. 2003.
MARQUES NETO, José da Costa. Estudo da gestão municipal dos resíduos de construção e demolição na bacia hidrográfica do Turvo Grande (UGRHI-15). 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br>. Acesso em: 05 de maio de 2013.
PINTO, Tarcísio de Paula. Metodologia para a Gestão Diferenciada de Resíduos Sólidos da Construção Urbana. Tese de doutorado. 1999. Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
PINTO, Tarcísio de Paula, GONZÁLEZ, Juan Luís Rodrigo. Manejo e gestão de resíduos da construção civil: Manual de orientação: como implantar um sistema de manejo e gestão nos municípios. Brasília: CAIXA, 2005. 138p. Volume 1.
SANTOS, E.C.G. (2007). Aplicação de resíduos de construção e demolição reciclado (RCD-R) em estruturas de solo reforçado. São Carlos (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos. 173p.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.