A ATIVIDADE MINERADORA DE EXTRAÇÃO DE CALCÁRIO EM ASSENTAMENTO RURAL E O PODER PÚBLICO LOCAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21873/vol13n4202612

Resumo

Este artigo, tomando o caso da exploração do calcário no município de Upanema, buscou analisar como ocorre o trabalho na extração de calcário e identificar a contribuição e as ações do poder público local no que tange ao desenvolvimento dessa atividade econômica. Para isso utilizou-se duas ferramentas de pesquisa: a aplicação do check-list do CREA-RN com trabalhadores e uma entrevista semiestruturada com representante do poder público municipal, em ambos os casos realizando-se a análise dos conteúdos que emergiram. Inicialmente, explicita-se a importância da atividade mineradora e seus impactos. Após isso, expõe-se a caracterização do campo pesquisado, o assentamento rural Palheiros III, no município de Upanema, Rio Grande do Norte. Posteriormente, analisa-se de um ponto de vista ambiental e técnico a exploração do calcário no assentamento, com destaque para a atividade de trabalhadores nesse contexto, bem como a relação do poder público municipal com essa atividade. Pôde-se constatar a forma como ocorre a exploração do calcário no assentamento de Palheiros III, numa relação marcada pelo distanciamento do poder público em relação à atividade. Nesse sentido, o poder público municipal necessita direcionar-se a uma maior dedicação ao planejamento e desenvolvimento de novas ações que extrapolem as restritas ao licenciamento ambiental.

Biografia do Autor

Ranielly Leticia da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - Habilitação em Ciências Naturais, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - (UFERSA). Especialista em Mídias na Educação - DEAD - UERN. Mestre em Cognição, Tecnologias e Instituições - UFERSA. Membro do grupo de pesquisa Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro, ligado ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ). Membro do grupo de pesquisa Saberes Socioambientais e Culturais Interdisciplinares, ligado ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ).

Alan Martins de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Agronomia: Fitotecnia (2005/2008 - Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA); Mestre em Agronomia: Fitotecnia (1997/1999 - Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM / UFERSA) e Graduado em Agronomia (1990/1995 - ESAM / UFERSA). Professor Associado II com Dedicação Exclusiva na UFERSA / Centro de Engenharias / Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais. Professor Permanente do Programa do Pós-graduação stricto sensu em Cognição, Tecnologia e Instituições - PPGCTI/UFERSA. Avaliador de cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Membro dos grupos de pesquisa (CNPq): "Saberes socioambientais e Culturais Interdisciplinares - SACI" (Líder), "Estudos Agroecológicos para o semiárido do Rio Grande do Norte", "Engenharia e Ciência Ambiental" e "Grupo de Estudos em Ciências Ambientais do Semiárido".

André Luiz dos Santos Paiva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Filosofia e Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Psicologia na Universidade Potiguar e Especialista em Psicologia Social pela Faculdade Cidade Verde. Realizou Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor Visitante no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Integrante do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE).

André Duarte Lucena, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui doutorado em Segurança e Saúde Ocupacionais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2019), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, lecionando e orientando nos cursos de Engenharia de Produção e Ciência e Tecnologia, bem como na pós-graduação de Cognição, Tecnologias e Instituições. Atua principalmente na área de engenharia do trabalho com ênfase em ergonomia, segurança e saúde ocupacionais e gasto energético em contexto ocupacional.

Downloads

Publicado

2026-07-27

Como Citar

da Silva, R. L., Martins de Oliveira, A., Santos Paiva, A. L. dos, & Duarte Lucena, A. (2026). A ATIVIDADE MINERADORA DE EXTRAÇÃO DE CALCÁRIO EM ASSENTAMENTO RURAL E O PODER PÚBLICO LOCAL. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 13(4), 204–225. https://doi.org/10.21873/vol13n4202612