DANÇA NA UNIVERSIDADE: PRÁTICA EXTENSIONISTA NA FORMAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS IDOSAS

Autores

  • Marlon Santos de Oliveira Brito Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0001-5487-2400
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Sinésio Silva Neto Universidade Federal do Tocantins
  • Nubia Pereira Brito Oliveira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/INCLUIDO

Palavras-chave:

Saberes amazônicos, Itinerários Formativos, Dança, Educação ao longo da vida

Resumo

A pesquisa explora a dança como prática extensionista na formação de pessoas idosas no contexto da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é investigar como a dança pode ser utilizada como ferramenta educativa e valorizar trajetórias de vida e saberes. A metodologia é qualitativa, com observação participante dos pesquisadores. Os resultados são divididos em duas categorias: a dança como itinerário formativo para pessoas idosas, explorando seu potencial educativo e inclusivo; e o desenvolvimento de competências e habilidades na dança, alinhadas às diretrizes curriculares. Conclui-se que a prática observada é um exemplo de como a extensão universitária pode transformar a vida de pessoas idosas num caminho de retorno aos estudos de maneira integrada e inclusiva.

Biografia do Autor

Marlon Santos de Oliveira Brito, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Educação. Pós-graduado em Educação a Distância; Educação Integral; Educação Básica; Orientação Educacional; Gestão Escolar e Ensino de Matemática; Graduado em Normal Superior, Pedagogia e Matemática. Trabalha como orientador educacional na UFT - Câmpus de Palmas. Colaborador na Universidade da Maturidade - UMA/UFT. Atua principalmente com os temas: orientação educacional, educação intergeracional, gestão escolar, andragogia, educação a distância, comunicação institucional, projetos socioculturais e direitos humanos. 

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora em Educação (UEPA/PA); Doutora em Ciência do Movimento Humano (UFSM/RS); Mestre em Educação (UNESP/SP); Graduada em Serviço Social (UCDB/MS); Embaixadora da Paz Internacional (Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - France); Diretora de Políticas e Projetos para Intergeracionalidade (IFLAC-SUI). Orcid: 0000-0002-6346-0288. E-mail: neilaosorio@uft.edu.br

Luiz Sinésio Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Tocantins, Doutorado em Ciências e Tecnologia em Saúde-UNB-DF, Mestrado em Gerontologia-UCB-DF, Especialização em Gerontologia- UFT-TO, Especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada a Clínica-UNIFESP, graduação em Educação Física. Orcid: 0000-0002-3182-7727. E-mail: luizneto@uft.edu.br

Nubia Pereira Brito Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); especialista em Educação Infantil (UCAM) e em Psicopedagogia (EADCON); graduada em Pedagogia (UNIRG). Orcid: 0000-0002-1026-4734. E-mail: professoranubiabrito@gmail.com

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

Santos de Oliveira Brito, M., Barbosa Osório, N., Silva Neto, L. S., & Pereira Brito Oliveira, N. (2025). DANÇA NA UNIVERSIDADE: PRÁTICA EXTENSIONISTA NA FORMAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS IDOSAS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 117–135. https://doi.org/10.20873/INCLUIDO

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