DANÇA NA UNIVERSIDADE: PRÁTICA EXTENSIONISTA NA FORMAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS IDOSAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/INCLUIDOPalavras-chave:
Saberes amazônicos, Itinerários Formativos, Dança, Educação ao longo da vidaResumo
A pesquisa explora a dança como prática extensionista na formação de pessoas idosas no contexto da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é investigar como a dança pode ser utilizada como ferramenta educativa e valorizar trajetórias de vida e saberes. A metodologia é qualitativa, com observação participante dos pesquisadores. Os resultados são divididos em duas categorias: a dança como itinerário formativo para pessoas idosas, explorando seu potencial educativo e inclusivo; e o desenvolvimento de competências e habilidades na dança, alinhadas às diretrizes curriculares. Conclui-se que a prática observada é um exemplo de como a extensão universitária pode transformar a vida de pessoas idosas num caminho de retorno aos estudos de maneira integrada e inclusiva.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 3 out. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 2 set. 2024.
DE SOUZA, J. C. L.; METZNER, A. C. Benefícios da dança no aspecto social e físico dos idosos. Revista Fafibe On-Line — ano VI – n.6 — nov. 2013 — p. 8–13 — ISSN 1808-6993. 2013. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/28/11122013185614.pdf Acesso em: 19 out. 2024.
OKUMA, S.S. O idoso e a Atividade Física: Fundamentos e pesquisa. Campinas, SP. Papirus,1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2018. BRASIL. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 14 de out. de 2022.
BRITO, M. S. O.. A universidade da maturidade-UMA/UFT como itinerário formativo para a pessoa idosa. 2022. Dissertação de Mestrado. Repositório da UFT. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/4273 Acesso em 21 de ago. 2023.
CORRÊA, J. F.; SANTOS, V. L. B. dos. Políticas Educacionais e Pesquisas Acadêmicas sobre Dança na Escola no Brasil: um movimento em rede. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 9, n. 1, p. e82443, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 55ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FRIGOTTO, G. et al. (orgs.). Ensino médio integrado: ensino médio integrado concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 21-56.
GADOTTI, M. Educação popular e educação ao longo da vida. 2016. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Educacao_Popular_e_ELV_Gadotti.pdf Acesso em 27 de ago. de 2032
GUSMÃO, S. Redação de artigo científico. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery, v. 30, n. 02, p. 44-50, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: educação 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br Acesso em: 2 set. 2024.
LABAN, R. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. (C. Moura, Trad.). São Paulo: Martins Fontes: Edição de 2018.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 27 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
MOREIRA, A. S. M. et al. EJA e Diversidade. Editora Projetos Integrados (PI): 2022.
NANNI, D. Dança educação: pré escola à universidade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Organização Pan-Americana de Saúde. Suzana Gontijo, Trad. Brasília (DF). 2005.
OSÓRIO, N. B.; SILVA NETO, L. S.; NUNES FILHO, F. A. GeronTOcantins: estudos sobre a educação ao longo da vida na Amazônia legal. Organizadores. Ponta Grossa - PR: Atena, 2022. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/5162 Acesso em: 28 de mar. de 2023.
PADILHA, P. R. Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo, Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004
TOCANTINS, Secretaria da Educação. DCT - Documento Curricular do Território do Tocantins. Linguagem e suas tecnologias. Resolução Nº 169 de 20 de dezembro de 2022. Secretaria da Educação. SEDUC: 2022. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/313847 Acesso em: 20 de set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.