MOSTRA ATUARTE UFS

CONTRIBUIÇÕES DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO EM DANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/ATUARTE

Palavras-chave:

Licenciatura em Dança, Educação, Universidade

Resumo

O presente trabalho propõe avaliar se a Ação de Extensão Mostra AtuArte UFS, que ocorreu nos anos de 2016, 2017 e 2018, causou impactos, condizentes a uma efetiva ação nesta categoria extensionista no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para este fim foi utilizado o estudo de caso como método e a coleta de dados se realizou através de aplicação de questionário, consulta a documentos de registro e relato da experiência dos próprios autores da pesquisa. Desse modo, pôde-se constatar contribuições positivas desta ação tanto à formação dos discentes deste curso, quanto ao fortalecimento do próprio curso enquanto instância educacional que produz conhecimento articulando pesquisa, ensino e extensão.

Biografia do Autor

Ana Carolina Frinhani , Universidade Federal de Sergipe

Artista/Professora/Pesquisadora de/em Dança. Doutoranda em Educação (UFS). Bacharel, Licenciada e Mestre em Dança (UFBA); Especialista em Produção de Mídia para a Educação Online (UFBA); Especialista em Educação Inclusiva (UNAR).

Jonas Karlos Feitoza, Universidade Federal de Sergipe

Artista/Professor/Pesquisador. Doutor em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-USP/SP). Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorando em Educação (UFS).

Carlos André Lino Souza , Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Dança (UFS); Licenciando em Educação Física (Unicessumar); Pós-Graduado em Políticas e Gestão em Segurança Pública (EducaVales).

Referências

ALMEIDA, Luciane P. A extensão universitária: processo de aprendizagem do aluno na construção do fazer profissional. In: SÍVERES, Luiz (Org.). Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: PUC/Goiás, 2012. p. 53-77.A extensão universitária UNESCO 19se 2013.

AMES, C. Classrooms: goals, structures, and student motivation.Journal of Education Psychology, v. 84, n. 3, p. 261-271, 1992.

CALDERÓN, A. I.; SANTOS, S. R. M.; SARMENTO, D. F. Prefácio. CATANI, A.M. (Org.). Extensão universitária: uma questão acadêmica, São Paulo: Xamã, 2011.

CARVALHO, Fabiola G.B. SÍVERES, Luíz. A dinâmica motivacional no processo de aprendizagem na extensão universitária. In: A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. SÍVERES, L. (Org.). Brasília: PUC/DF, 2013. p.37-57 A extensão universitária UNESCO, 19set2013.

COSTA, Aline A. C. BAIOTTO, Célia R. GARCES, Solange B. B. Aprendizagem: O olhar da extensão. In: A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. SÍVERES, L. (Org.). Brasília: PUC/DF, 2013. p.61-79. A extensão universitária UNESCO, 19set2013.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

BRASILEIRAS. Plano Nacional de Extensão (1999-2001). Brasília. SESU/MEC, 2001.

LARROSA, Jorge. Tremores: Estudos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1ªed. Belo Horizonte: Autentica, 2018.

RIBEIRO, C. M. Novas tendências no ensino e na prática. Rev. da Esc. USP, v. 4, n. 2, 2017.

SÍVERES, Luíz. O Princípio da aprendizagem na extensão universitária. In: A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. SÍVERES, L. (Org.). Brasília: PUC/DF, 2013. p.19-33 A extensão universitária UNESCO, 19set2013.

_______. Perspectivas de aprendizagem na extensão universitária. In: Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: PUC/Goiás, 2012. p. 15-34

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas, 1987.

GOODE, William J. HATT, Paul K. Métodos em pesquisa social. São Paulo, SP: Nacional, 1973.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

Frinhani, A. C., Karlos Feitoza, J., & Lino Souza, C. A. (2025). MOSTRA ATUARTE UFS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO EM DANÇA . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 38–69. https://doi.org/10.20873/ATUARTE

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.