CAPOEIRA ANGOLA E EXTENSÃO: HISTÓRIA, DANÇA, DEFESA E ATAQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/CAPANGOLA

Palavras-chave:

Capoeira Angola, Comunidade, Preconceito Racial, Identidade Afro-Brasileira, Relato de Experiência

Resumo

A partir do projeto de Extensão Jogando Capoeira Angola: Quebrando Preconceitos, desenvolvemos a experiência formativa da Capoeira Angola como uma expressão afro-brasileira, trabalhando as dimensões históricas, pedagógicas, musicalidade e movimentação nas dependências da UFT (Campus de Miracema do Tocantins) articulando o tripé acadêmico de ensino, pesquisa e extensão. Metodologicamente as atividades eram realizadas em rodas de conversa, pesquisa de letras de capoeira, debates de filmes sobre antigos Mestres e Mestras, alongamentos e práticas corporais. O projeto refletiu sobre a identidade negra, o preconceito étnico-racial e a sociedade multicultural, tendo em vista que tal atividade é um importante símbolo da identidade africana e afro-brasileira.

Biografia do Autor

Diego Alves Pereira, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Pedagogo pela UFT, especialista em Arte e Educação. Atua na Educação Básica SEDUC/TO, pesquisa cultura afro-brasileira e questões étnico-raciais. Membro do NEAF/UFT e coordenador de projetos inclusivos.

Referências

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REGO, W. (1968). Capoeira Angola: Ensaio sócio-etnográfico. Itapuã.

TAMBIAH, S. J. (1985). Culture, Thought, and Social Action: An Anthropological Perspective. Harvard University Press.

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

Pereira, D. (2025). CAPOEIRA ANGOLA E EXTENSÃO: HISTÓRIA, DANÇA, DEFESA E ATAQUE. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 518–522. https://doi.org/10.20873/CAPANGOLA