O LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO DO MOVIMENTO AUTÔNOMO (LIMA): um relato de experiência
Palavras-chave:
dança, consciência corporal, improvisaçãoResumo
O Laboratório de Investigação do Movimento Autônomo (LIMA) visou oferecer a prática de experiências corporais, tendo como mote a consciência corporal e a livre expressão do movimento, baseado em técnicas da educação somática, de princípios da expressão corporal e da dança educativa moderna. O curso foi realizado durante os anos de 2016 e 2017 e aconteceu no modelo de extensão universitária em três cidades do estado do Tocantins.
PALAVRAS-CHAVE: dança; consciência corporal; improvisação.
ABSTRACT
The Research Laboratory of the Autonomous Movement (LIMA) aimed to offer the practice of corporal experiences, taking as motto the corporal consciousness and the free expression of the movement, based on techniques of somatic education, principles of corporal expression and modern educational dance. The course was held during the years 2016 and 2017 and happened in the model of university extension in three cities of the state of Tocantins.
KEYWORDS: dance; corporal conscience; improvisation.
RESUMEN
El Laboratorio de Investigación del Movimiento Autónomo (LIMA) pretendió ofrecer la práctica de experiencias corporales, teniendo como mote la conciencia corporal y la libre expresión del movimiento, basado en técnicas de la educación somática, de principios de la expresión corporal y de la danza educativa moderna. El curso fue realizado durante los años de 2016 y 2017 y ocurrió en el modelo de extensión universitaria en tres ciudades del estado de Tocantins.
PALABRAS CLAVE: danza; conciencia corporal; improvisación.
Referências
BERTHERAT, Therese; BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões: antiginástica e consciência de si. 21 ed. Martins Fontes, 2010.
FORTIN, Sylvie. Educação somática: Novo ingrediente da formação prática em dança. Estudos do Corpo. Cadernos do GIPE-CIT, nº 2, 1998.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.
MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Digitexto, 2012.
QUEIROZ, Lela. Corpo, dança, consciência: circuitações e trânsitos em Klauss Vianna. Salvador: Coleção Pesquisa em Artes – EDUFBA, 2011.
SANTOS, Roseane Melo dos. O corpo em metamorfose para uma dramartugia contemporânea. Anais do V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas: Criação e Reflexão Crítica – ABRACE, 2008. Disponível em: <http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/dancacorpo/Roseane%20Melo%20dos%20Santos%20-%20O%20CORPO%20EM%20METAMORFOSE%20PARA%20UMA%20DRAMARTUGIA%20CONTEMPORANEA.pdf> Acessado em: 07 de setembro de 2017.
STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: princípios e aplicações. Campinas: Papirus, 2012.
VIANNA, Klauss. A Dança. 6 ed. São Paulo: Summus, 2005.