O LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO DO MOVIMENTO AUTÔNOMO (LIMA): um relato de experiência

Autores

  • Diego Ebling do Nascimento Universidade Federal do Tocantins
  • Taiza Daniela Seron Kiouranis Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

dança, consciência corporal, improvisação

Resumo

O Laboratório de Investigação do Movimento Autônomo (LIMA) visou oferecer a prática de experiências corporais, tendo como mote a consciência corporal e a livre expressão do movimento, baseado em técnicas da educação somática, de princípios da expressão corporal e da dança educativa moderna. O curso foi realizado durante os anos de 2016 e 2017 e aconteceu no modelo de extensão universitária em três cidades do estado do Tocantins.

 

PALAVRAS-CHAVE: dança; consciência corporal; improvisação.

 

 

ABSTRACT

The Research Laboratory of the Autonomous Movement (LIMA) aimed to offer the practice of corporal experiences, taking as motto the corporal consciousness and the free expression of the movement, based on techniques of somatic education, principles of corporal expression and modern educational dance. The course was held during the years 2016 and 2017 and happened in the model of university extension in three cities of the state of Tocantins.

 

KEYWORDS: dance; corporal conscience; improvisation.

 

 

RESUMEN

El Laboratorio de Investigación del Movimiento Autónomo (LIMA) pretendió ofrecer la práctica de experiencias corporales, teniendo como mote la conciencia corporal y la libre expresión del movimiento, basado en técnicas de la educación somática, de principios de la expresión corporal y de la danza educativa moderna. El curso fue realizado durante los años de 2016 y 2017 y ocurrió en el modelo de extensión universitaria en tres ciudades del estado de Tocantins.

 

PALABRAS CLAVE: danza; conciencia corporal; improvisación.

Biografia do Autor

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

É professor, extensionista e pesquisador na área da dança e da educação física da Universidade Federal do Tocantins. Mestre e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Artes Híbridas e em Dança e Consciência Corporal. Pesquisador do Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer, Rede CEDES. Coordenador do Projeto de Extensão “Laboratório de Investigação do Movimento Autônomo” - (LIMA); Colaborador do projeto “Dança Contemporânea: Corporalidades Experimentais”. Organizador das atividades do “Núcleo 8 (Educação Somática)” no estado do Tocantins (TO).

Taiza Daniela Seron Kiouranis, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2017). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: educação física escolar, ginástica, dança e sociologia do esporte. E-mail: kiouranistds@uft.edu.br.

Referências

BERTHERAT, Therese; BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões: antiginástica e consciência de si. 21 ed. Martins Fontes, 2010.

FORTIN, Sylvie. Educação somática: Novo ingrediente da formação prática em dança. Estudos do Corpo. Cadernos do GIPE-CIT, nº 2, 1998.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Digitexto, 2012.

QUEIROZ, Lela. Corpo, dança, consciência: circuitações e trânsitos em Klauss Vianna. Salvador: Coleção Pesquisa em Artes – EDUFBA, 2011.

SANTOS, Roseane Melo dos. O corpo em metamorfose para uma dramartugia contemporânea. Anais do V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas: Criação e Reflexão Crítica – ABRACE, 2008. Disponível em: <http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/dancacorpo/Roseane%20Melo%20dos%20Santos%20-%20O%20CORPO%20EM%20METAMORFOSE%20PARA%20UMA%20DRAMARTUGIA%20CONTEMPORANEA.pdf> Acessado em: 07 de setembro de 2017.

STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: princípios e aplicações. Campinas: Papirus, 2012.

VIANNA, Klauss. A Dança. 6 ed. São Paulo: Summus, 2005.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

Nascimento, D. E. do, & Kiouranis, T. D. S. (2018). O LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO DO MOVIMENTO AUTÔNOMO (LIMA): um relato de experiência. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 1(3), 104–110. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/4348